quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCidadesPrefeitura de Niterói participa do encontro da Rede Brasileira de Institutos de...

Prefeitura de Niterói participa do encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

Construir alternativas para o bom desempenho do papel do administrador publico faz parte do mesmo esta conectado e entender as demandas existentes no mundo virtual para isso os gestores das secretarias de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG) e de Urbanismo e Mobilidade (SMU) representaram a Prefeitura de Niterói no IV Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede). A reunião, realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, durante os dias 26 e 28 de abril, teve como objetivo debater o papel dos Institutos de Planejamento e traçar estratégias coletivas para o desenvolvimento das cidades. Na ocasião, foi apresentado aos participantes o sistema de planejamento de Niterói.

A InRede foi criada em 2022 para fortalecer a cultura de planejamento nos municípios brasileiros e fomentar o diálogo institucional, possibilitando uma maior cooperação, troca de experiência e intercâmbios entre os departamentos de planejamento do país. A Prefeitura de Niterói está participando do movimento desde o início e já sediou, em parceria com a Prefeitura do Rio, o III Encontro da InRede em novembro.

A Subsecretária de Planejamento da SEPLAG, Priscila Borges, aponta que a cidade de Niterói acumulou nos últimos anos maturidade no desenvolvimento de seu sistema de planejamento, guiado pelo Plano Estratégico Niterói que Queremos (2013-2033) e baseado na participação social. Por isso, integrar a rede e trocar experiências com outros municípios vem sendo importante para qualificar ainda mais o planejamento municipal.

“A InRede é uma articulação fundamental para a retomada da agenda do planejamento público baseado em evidências no Brasil. Atualmente em Niterói, estamos pavimentando novos passos na agenda do planejamento municipal com a criação de uma área dedicada a unificar todos os dados, estudos e indicadores produzidos no município para a elaboração de Políticas Públicas cada vez mais efetivas. Trocar experiência com outros municípios nos possibilita construir juntos soluções inovadoras para o fortalecimento do planejamento municipal comprometido com os anseios da sociedade e focado em resolver os principais desafios encontrados nos territórios”, salienta.

Além da Subsecretária de Planejamento, também estão participando da agenda Eduardo Ribeiro, Diretor de Políticas Públicas e Inovação em Planejamento da SEPLAG, Severine Macedo, Subsecretária de Avaliação e Gestão da Informação da SEPLAG, e Fabricio Tavares, Subsecretário de Urbanismo da SMU. Durante o encontro, os participantes aprovaram o estatuto de fundação da InRede e apresentaram detalhes do sistema de planejamento de Niterói, com planos de curto, médio e longo prazo.

“Participar desse movimento é fundamental porque temos a possibilidade de conhecer melhor os avanços e desafios vivenciados por municípios brasileiros que já possuem Institutos de Planejamento. Niterói não parte do zero por já ter um planejamento de longo prazo e um Sistema de Avaliação e Gestão da Informação (SIMAGI). Com essas trocas de experiência, podemos pensar como a médio e longo prazo a cidade pode criar um Instituto que ajude a avançar ainda mais na cultura de Planejamento, Avaliação e Gestão de Dados para a melhoria permanente das políticas públicas e da qualidade de vida do cidadão, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS)”, acrescenta a subsecretária Severine Macedo.

Além do IV Encontro da InRede, a equipe participou também da 6ª edição do seminário “Cidades Brasileiras: Desejos e Possibilidades”, que ocorreu entre os dias 27 e 28 em Campo Grande. O seminário busca debater e trocar experiências acerca de temas de relevância sobre o planejamento das cidades e estados brasileiros. O evento teve o apoio institucional da agência de cooperação técnica alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e da ONU-Habitat, entre outras instituições.

Participantes: Além de Campo Grande, representada pela PLANURB, participam da InRede o Instituto Pereira Passos (IPP) do Rio de Janeiro; o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC); o Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR); o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira de Recife (ICPS); o Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural de São Luís (INCID); o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU); o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM); São Paulo Urbanismo (SP Urbanismo); Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN); Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL); Instituto de Desenvolvimento Urbano de Canaã de Carajás (IDURB); Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarama; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondópolis (IPPUR); Instituto de Pesquisa, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Redenção; além do engajamento das secretarias municipais de Caruaru; Juiz de Fora; Naviraí; Niterói; Piracicaba; e São Gonçalo.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular