domingo, julho 7, 2024
InícioCidadesPrefeitura de Niterói realiza mutirão contra a dengue no Vital Brazil

Prefeitura de Niterói realiza mutirão contra a dengue no Vital Brazil

Na manhã desta terça-feira (27), a Prefeitura de Niterói realizou mais uma etapa do mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. As comunidades do Vital Brazil e Souza Soares foram alvo da ação coordenada pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Ações Integradas de Prevenção à Dengue, envolvendo as Secretarias de Saúde, de Conservação e Serviços Públicos, as Regionais, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), e a Defesa Civil.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, enfatizou a importância das medidas preventivas e da conscientização da população diante do aumento dos índices e casos confirmados de dengue no estado. Os mutirões, que contam com o apoio das associações de moradores, desempenham um papel crucial na ampliação dos esforços de prevenção e combate ao mosquito na cidade.

Durante a ação matinal, 58 residências foram visitadas pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com a colaboração dos Agentes Comunitários do Programa Médico de Família. Entre os serviços prestados, destacou-se a instalação de capas de caixas d’águas, essenciais para impedir a reprodução do Aedes aegypti. Ao todo, 33 capas foram colocadas, sendo 15 no Vital Brazil e 18 na Souza Soares.

Waleska Ribeiro, Agente Comunitária de Saúde do Módulo Médico de Família Vital Brazil, ressaltou a importância das ações educativas na conscientização das famílias sobre práticas preventivas, como o descarte adequado de lixo e o cuidado com água parada, fundamentais no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Os moradores participaram ativamente da ação conjunta, compartilhando informações sobre possíveis focos do mosquito e esclarecendo dúvidas sobre métodos de combate à doença. Adriana Costa Paiva, moradora da comunidade do Vital Brazil, destacou a relevância das iniciativas educativas para o bem-estar coletivo.

A Prefeitura de Niterói mantém uma equipe de fiscais sanitários dedicados à vistoria de imóveis abandonados propícios à proliferação de vetores. Ao longo do ano, as equipes do CCZ realizam a rotina intensiva de prevenção e combate ao Aedes aegypti, abrangendo 205 mil imóveis a cada dois meses, com cerca de 300 servidores envolvidos exclusivamente nessas atividades.

Além das ações presenciais, a população pode solicitar vistorias através do aplicativo Colab.re, pelo telefone 99639-4251 e pelo WhatsApp do Disque Dengue (21) 96955-0746. Como estratégia adicional, o município adotou o método Wolbachia em parceria com a Fiocruz e a WMP Brasil, visando reduzir a capacidade do Aedes aegypti de transmitir os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A liberação de mosquitos com Wolbachia contribui para diminuir casos associados a essas doenças.

Foto : Lucas Benevides
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular