quinta-feira, setembro 12, 2024
InícioArmação dos BúziosProlagos realiza seminário sobre Plano de Ação de Emergência da Barragem...

Prolagos realiza seminário sobre Plano de Ação de Emergência da Barragem de Juturnaíba

Encontro reuniu representantes da Defesa Civil e autoridades ambientais para apresentar ações em caso de emergência na estrutura 

 

A segurança da Barragem de Juturnaíba, estrutura fundamental para o abastecimento de água da Região dos Lagos, foi o assunto de um seminário promovido pela Prolagos, nesta segunda-feira (12), na Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio. O encontro reuniu representantes da Defesa Civil dos municípios de Araruama e Silva Jardim, entre os quais a Barragem está localizada; do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); do Consórcio Intermunicipal Lagos São João; do Corpo de Bombeiros; de secretarias municipais do Meio Ambiente da região, entre outros órgãos. 

 

Durante o seminário, foram apresentadas as ações do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem, que acaba de ser atualizado. O Plano estabelece os protocolos e diretrizes para a hipótese de uma emergência na estrutura, de modo a proteger não apenas os moradores de áreas vizinhas, como o meio ambiente.  

 

A coordenadora de Operações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Prolagos, Celeste Lemos, que também coordena o Plano de Ação de Emergência da Barragem, reforçou a importância do documento como balizador das ações de prevenção referentes à estrutura.  

 

“O Plano de Ação de Emergência visa não só trazer informações da segurança da estrutura atual, tão importante para garantir o represamento da água de Juturnaíba para fornecimento à população da Região dos Lagos, mas também para se certificar da sua segurança e atualizar informações em relação a uma hipotética ação emergencial. Ainda que as inspeções regulares atestem a integridade das estruturas da Barragem, a gente precisa estar preparado para um evento de emergência, e os órgãos externos precisam estar atentos à atualização desse documento. Com essa atualização recente, estamos disponibilizando as novas informações e as ações precisam ser tomadas caso um evento de emergência aconteça. A preocupação da Prolagos com a segurança hídrica e a integridade da Barragem é permanente e se estende a outras ações”, esclarece. 

 

Durante a palestra, foram apresentadas as possíveis formas de alerta e comunicação de risco, para ocasiões emergenciais, que possam representar risco para a estrutura e o seu entorno. Ao fim foi proposto um exercício teórico de simulação no caso de uma ocorrência hipotética. 

 

A possibilidade de esclarecer dúvidas e trocar informações sobre segurança na barragem foi destacada pelos representantes dos órgãos presentes no seminário, como o coordenador da Defesa Civil de Silva Jardim, Sidney de Melo. Segundo ele, a iniciativa reforça a cultura prevencionista.  

 

“Esses eventos servem de preparação para capacitar todos os gestores para que possam falar a mesma língua. Cada um vem com a sua bandeira, com suas ideias, seus pensamentos e aqui essa difusão da informação alimenta, o que faz de nós ser multiplicadores disso lá fora, reduzindo assim o desastre que é a falha na comunicação”, ressalta. 

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular