O prefeito Washington Quaquá recebeu, nesta sexta-feira (14/02), o secretário de Estado de Polícia Militar e comandante-geral da corporação, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, para tratar de assuntos relacionados às políticas de segurança pública adotadas em Maricá. Em pauta, a construção do novo batalhão, uma demanda antiga da população, além de outras parcerias e trocas de informações voltadas para ampliar e tornar mais efetivo o policiamento na cidade.
A reunião contou ainda com a presença do secretário de Segurança Cidadã de Maricá, coronel Julio Veras; do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Leonardo Oliveira; do comandante da 6ª Companhia (Cia) do 12º BPM, responsável pelo policiamento na cidade, major Yeddo Abreu, além de outros integrantes da comitiva chefiada pelo secretário estadual.
Foram alinhados novos pontos da parceria entre estado e município, incluindo o uso de tecnologia, imagens de câmeras inteligentes e ações conjuntas para prevenção e repressão de crimes. O prefeito também recebeu mais informações acerca da instalação do novo batalhão de Maricá, que será o 13º Batalhão de Polícia Militar.
Segurança como prioridade
“Nós vamos fazer de Maricá um exemplo para o estado e para o país. Aqui, a bandidagem não vai ter vez. E a grande notícia é que vamos dar sequência à construção do 13º Batalhão e ampliar ainda mais a parceria com a Polícia Militar. Afinal, segurança pública para o povo de Maricá é essencial”, destacou o prefeito Washington Quaquá.
O coronel Menezes ressaltou que o alinhamento com os municípios torna a política de segurança mais efetiva. Para o oficial, a realização da reunião com os representantes locais permite que as ações sejam mais assertivas, atendendo às necessidades da realidade local. O coronel também falou sobre o planejamento para a construção do novo batalhão.
“Já estamos construindo essa parceria. Na conversa de hoje, tratamos a continuidade desse projeto. Há uma perspectiva muito positiva para a finalização da unidade. Estamos estudando como adequar às necessidades locais. A ideia é estabelecer a sede em Maricá para que possamos ampliar o atendimento para outras regiões, com foco especial nesta cidade, que cresce exponencialmente”, explicou o secretário de Estado da Polícia Militar.
Reforço no efetivo policial
O secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, informou que há um encaminhamento para a contratação de policiais pelo governo do estado para suprir o déficit existente. Segundo ele, os agentes que concluírem sua formação serão direcionados para reforçar o policiamento em Maricá.
“Há uma promessa de contratação de quatro mil policiais militares pelo governo do estado. O comandante-geral garantiu que, conforme a formatura das turmas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), muitos desses policiais serão encaminhados para o 12º BPM, inicialmente contemplando a 6ª Cia. No entanto, a expectativa é de que seja construída uma unidade própria para Maricá, o que será essencial para a segurança da cidade”, afirmou o secretário.
Parceria com o governo estadual
Na última semana, o governador Cláudio Castro e o prefeito Washington Quaquá se reuniram para discutir uma parceria voltada à troca de informações e estratégias para impedir que armas, drogas e produtos oriundos de atividades ilícitas entrem na cidade.
Além disso, no dia 08 de janeiro, logo no início da gestão, o prefeito recebeu o secretário de Estado de Segurança Pública, Victor dos Santos, para debater a instalação de um projeto piloto que permitirá a integração de sistemas de informação. Um aplicativo para dispositivos móveis será desenvolvido para agilizar e facilitar o acesso dos agentes (policiais e guardas municipais) aos bancos de dados municipais e estaduais.
Essa série de medidas reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança dos cidadãos e a busca por soluções inovadoras para o enfrentamento da criminalidade em Maricá.
Oh my goodness! Amazing articpe dude! Thannk you, Howevrr I aam encountering issues wwith your RSS.
I don’t undewrstand why I cannot join it.
Is there anyone els havingg similar RSS
problems? Anyone who knows thhe solution wiull youu kindly respond?
Thanx!!