10/11/2025 – Caderno HC Habitar
O Centro de Niterói vive um novo capítulo de sua história urbana. Nesta segunda-feira (10), o prefeito Rodrigo Neves assinou a ordem de início das obras de revitalização da Avenida Amaral Peixoto, que também abrangem a Rua da Conceição, Rua Dr. Celestino, Praça da República e vias transversais. A intervenção, que integra o programa de requalificação do Centro, tem como objetivo melhorar a mobilidade, valorizar o patrimônio histórico e criar espaços mais confortáveis e seguros para pedestres, ciclistas e motoristas.

O projeto prevê 35 mil metros quadrados de novas pavimentações, com pistas de rolamento modernizadas, ciclovias, áreas exclusivas para pedestres e ampliação das calçadas. A proposta também inclui plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, oferecendo mais sombra e conforto térmico, além de modernização da drenagem, com novas galerias de águas pluviais e readequação da sinalização e iluminação pública.
Para o prefeito Rodrigo Neves, a reurbanização simboliza uma continuidade do planejamento urbano iniciado em 2013.
“A Avenida Amaral Peixoto foi projetada na década de 1940 e, desde então, não havia recebido investimentos significativos de modernização. Esse é um dia histórico para Niterói. Estamos promovendo uma transformação que combina desenvolvimento econômico com qualidade de vida. Assim como fizemos com o Túnel Charitas-Cafubá e a Transoceânica, essa obra vai redesenhar o Centro e fortalecer sua vocação urbana”, afirmou.
Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Renato Barandier, a requalificação segue a lógica de integração entre mobilidade, paisagismo e acessibilidade:
“Esse é mais um projeto transformador. A obra conecta a Marquês do Paraná à nova Avenida Visconde do Rio Branco, ampliando o corredor de mobilidade e trazendo um novo conceito de urbanismo para a região central”, destacou.
O plano paisagístico privilegia espécies adaptadas ao clima da cidade, com palmeiras e árvores nativas que garantem o equilíbrio ambiental e a valorização estética da paisagem urbana.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves, ressaltou o potencial da reurbanização para atrair novos investimentos e moradores:
“O Centro está ressurgindo. Grandes cidades do Brasil estão requalificando seus centros e Niterói se destaca como um exemplo de cidade segura e planejada. Queremos fazer desta região o melhor lugar para viver, trabalhar e empreender.”
As obras, executadas pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), contam com um investimento de R$ 78,9 milhões e prazo de 24 meses para conclusão.
Fotos: Evelen Gouvêa




