Programa Vida Nova no Morro terá foco em inclusão social, habitação digna e resiliência climática nas comunidades da cidade
Washington (EUA), 29 de abril de 2025 – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu nesta terça-feira (29) com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, para discutir o financiamento de R$ 700 milhões destinados a ações de Segurança Pública e ao Programa Vida Nova no Morro. O projeto da Prefeitura visa urbanizar comunidades com foco na inclusão social, moradia digna e enfrentamento às mudanças climáticas.
“O Vida Nova no Morro será um marco na política urbana de Niterói. Vai além da infraestrutura: propõe transformação social, prevenção à violência e superação das desigualdades que ainda persistem na cidade”, afirmou o prefeito.
O programa prevê obras de drenagem, pavimentação, contenção de encostas, melhorias habitacionais e iniciativas como o Arquiteto de Família, além da implantação de espaços como o Galpão das Oportunidades e o Centro de Formação Popular Vida Nova. Também estão previstas ações de fomento à economia solidária, formação de agentes comunitários e valorização cultural das comunidades.
Durante o encontro, Ilan Goldfajn elogiou a iniciativa da Prefeitura e ressaltou a convergência com os objetivos do BID.
“É muito bom ver um município com responsabilidade social, focado em dar qualidade de vida e dignidade à população mais vulnerável”, declarou o presidente do BID.
Rodrigo Neves destacou que o projeto conta com apoio do Ministério do Planejamento e já foi discutido com a ministra Simone Tebet.
“Ela compreende a importância dessas obras para Niterói e está empenhada em viabilizar esse modelo de intervenção urbana integrado e inclusivo”, disse o prefeito, acompanhado do procurador-geral do Município, Técio Lins e Silva.
Parceria com a Mercocidades
Ainda em Washington, Rodrigo Neves tratou com o BID sobre parcerias voltadas à Mercocidades, rede latino-americana de municípios que o prefeito de Niterói presidirá a partir de dezembro.
“Discutimos como aproximar o BID das cidades da América Latina, que enfrentam grandes desafios e precisam de investimentos em áreas como habitação, infraestrutura e serviços básicos”, afirmou Neves, ao lado de Fernando Gray, prefeito de Esteban Echeverría (Argentina) e atual presidente da rede.
A articulação internacional fortalece o papel de Niterói como referência em planejamento urbano, inovação social e cooperação entre cidades.