Iniciativa é alusiva ao calendário de 205 anos do município. Locomotiva passará a integrar frota da concessionária nas operações de carga entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP)
Com o objetivo de resgatar a memória ferroviária e o sentimento de orgulho de gerações que contribuíram para a história de Araraquara e região, a Rumo, em parceria com a prefeitura, apresentou nesta sexta-feira (26) uma locomotiva em homenagem à Estrada de Ferro Araraquara (EFA). O evento contou com as presenças do prefeito, Edinho Silva; do vice-prefeito, Damiano Barbiero Neto; do presidente da câmara de vereadores, Aluisio Boi; e do gerente de relações governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, além da equipe dos colaboradores da empresa responsáveis pela iniciativa e execução da homenagem.
Fundada em 1895, a EFA marcou gerações pela representatividade do modal no desenvolvimento dos municípios no transporte de cargas e passageiros. Foram pouco mais de 70 anos de existência e um legado que permitiu o desenvolvimento por cerca de 400 quilômetros de extensão no noroeste paulista até as margens do Rio Paraná, divisa com Mato Grosso do Sul.
Com uma pintura que remete aos modelos GP-9 e GP-18, que começaram a rodar pelos trilhos da EFA entre 1958 e 1960, a locomotiva passará integrar a frota de mais de 1.200 locomotivas da Companhia que operam em nove estados do país. A locomotiva-tributo irá circular na Malhas Norte e Paulista, que conectam o estado de Mato Grosso até o Porto de Santos, em um trecho com mais de 1.600 quilômetros de ferrovia.
“É sinônimo de orgulho ver o nome de Araraquara estampado na locomotiva”, afirma o prefeito Edinho Silva. “Uma justa homenagem à história do município e das ferrovias que seguem contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.
A empresa mobilizou 15 profissionais para trabalhar diretamente na remodelagem da locomotiva — um modelo C44-9W originária da Ferronorte. Foram utilizados 50 litros de tinta, com os serviços de pintura e acabamento se estendendo por 30 dias. De acordo com o gerente de relação governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, o engajamento dos colaboradores e a paixão pela ferrovia foram fundamentais para tirar o projeto do papel.
“Araraquara é uma cidade que respira ferrovia “, diz o gerente. “Nós temos aqui diversos profissionais que seguiram essa carreira por influência dos avós, tios e pais. São diversas gerações movidas por essa paixão. Nada mais justo do que fazer essa homenagem no mês em que o município celebra seus 205 anos”.
Entre as muitas histórias que exemplificam esse amor pela ferrovia, está a do idealizador do projeto, Luiz Fernando Milani, técnico especializado da oficina de Araraquara. Ele atua na área desde 2001, realizando a manutenção e o reparo dos motores a diesel das locomotivas que operam na região. Neto de ferroviário, ele conta como surgiu a ideia da homenagem à EFA.
“Desde criança eu visitava a estação de Araraquara com meu avô e meu tio, que eram ferroviários”, afirma Milani “Eu tinha um sonho de ver uma locomotiva que remetesse ao passado circulando para homenagear as famílias dos ferroviários e a população de Araraquara. Levei a ideia para meus colegas e todos abraçaram essa causa”.
Dados técnicos da locomotiva restaurada:
Locomotiva modelo C44-9W
– Ano de Fabricacao: 1999
– Fabricada em Erie – PA (EUA)
– Fabricante: Wabtec
– Proprietários: Ferronorte/Brasil Ferrovias/ALL/Rumo
Sobre a Rumo A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 17ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.