O ano de 2023 foi de conquistas ambientais em São Pedro da Aldeia. Além de ficar em segundo lugar em tratamento de esgoto no Estado do Rio de Janeiro pela Premiação Gestão Ambiental Municipal Ciclo 2023 – ano fiscal 2024 pelo ICMS Ecológico 2023, a cidade ainda estreou um novo marco ambiental. Banhada pela Lagoa de Araruama, a Praia das Pedras de Sapiatiba, localizada no bairro Praia Linda, passou pela aprovação do júri e o prêmio entrou em vigor nesta temporada 2023/2024. A conquista é um reflexo do compromisso da Prefeitura com a excelência ambiental e o turismo sustentável.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou o empenho da Prefeitura em seguir buscando parcerias e avançando no saneamento básico. “Sabemos que ainda temos um longo caminho a avançar na questão do saneamento, especialmente em relação ao cinturão da Lagoa de Araruama. Estamos trabalhando para que seja aprovado na agência reguladora que a concessionária responsável feche esse cinturão de tempo seco em volta da lagoa”, comentou.
O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica de São Pedro da Aldeia também recebeu atenção da gestão municipal. Quem visitar o espaço pode constatar toda a estrutura inaugurada este ano e aproveitar a vista da cidade com ainda mais segurança no novo mirante do parque, localizado no bairro Colina.
Em 2023, a consciência ambiental ultrapassou as ações educativas em São Pedro da Aldeia com um sobrevoo pelo município junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O objetivo foi identificar áreas de desmatamento e de extração mineral ilegal, entre outros espaços que possam exigir a atuação da fiscalização. A iniciativa contou com o apoio da Marinha do Brasil.
As ações de limpeza e desassoreamento também continuaram avançando na cidade. O município recebe a nova fase do Programa Limpa Rio no Canal do Mossoró, localizado no bairro Nova São Pedro com a dragagem de cerca de três km do canal, atendendo a uma demanda antiga da população. A iniciativa é do Governo do Estado em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e conta com o apoio da Prefeitura aldeense. Mantendo o vínculo com o governo estadual, o município recebeu uma viatura para fortalecimento das unidades de conservação municipais.
Incentivo para arborização
Com a reinauguração da estufa principal e a construção da estufa-berçário no Horto Municipal, o processo de arborização do município foi ampliado com a doação das mudas à população. A Prefeitura deu início, ainda, ao projeto São Pedro Mais Verde, que visa o plantio de espécies ornamentais, nativas e frutíferas em áreas públicas.
Mais de 21 mil litros de óleo usado enviados para reciclagem
Resultado de diversas ações realizadas em parceria com a empresa Unilagos, um total de 21.600 litros de óleo de cozinha usado tiveram a destinação correta e foram enviados para a reciclagem pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca. A média mensal foi de 1.800 litros arrecadados. A parceria segue no próximo ano, com a meta de chegar a 3 mil litros, visando contribuir na pontuação para conquistar o Selo Verde. A educação ambiental e a reciclagem foram alguns dos temas abordados na primeira edição do projeto Lagoa sem Óleo e Conscientização Ambiental.
Defesos
Este ano, o defeso dos crustáceos foi separado dos peixes pela primeira vez. Os pescadores de São Pedro da Aldeia celebraram a qualidade das espécies. No primeiro dia de liberação, foram capturadas cerca de 3 toneladas de camarão, já na primeira semana de pesca liberada, mesmo com a chuva dos primeiros dias e os fortes ventos, cerca de 15 toneladas de peixes foram capturados com bom tamanho e atributos que agregam valor comercial.
IG da Tainha
Pescado com garantia de qualidade e procedência. Assim serão conhecidas as tainhas pescadas na Lagoa de Araruama caso a região consiga o selo de Identificação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O primeiro passo foi dado e o município de São Pedro da Aldeia sediou a reunião de início do projeto na Associação de Pesca da Praia da Pitória, com base no edital lançado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). A Prefeitura aldeense é representada pelas Secretarias de Meio Ambiente e Pesca e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho.
Além da indicação de procedência e origem, o IG é uma comprovação de qualidade do produto que beneficia tanto o pescador quanto o consumidor. O projeto, que é encabeçado e financiado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), teve início no mês de agosto e os envolvidos têm um prazo de 24 meses para apresentar o trabalho final para conquistar o selo de Identificação Geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Incentivo à pesca artesanal
O incentivo à qualidade do pescado tem sido destaque na atual gestão da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Mantendo o compromisso de oferecer apoio na pesca artesanal local, além de iniciar a retirada do talonário fiscal, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca também realizou atualização das carteiras dos pescadores e do Cadastro e-Social. A Secretaria proporcionou diversas qualificações gratuitas. Foram abertas vagas para cursos de Noções Básicas de Higienização e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; de Capacitação Culinária, oficinas de carpintaria, construção e mecânica navais do projeto Novos Mestres, oficina sobre manejo para retirada correta dos cavalos-marinhos das redes, entre outros.
Ações de limpeza das praias
As areias das praias aldeenses receberam atenção nos mutirões de limpeza. O Dia Mundial da Limpeza de Praias foi realizado na Praia Linda. Já a Praia do Sudoeste recebeu a ação de limpeza de microlixos do Projeto Blue Keepers. A iniciativa faz parte da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil e visa gerar um diagnóstico do caminho percorrido pelo lixo, gerando futuras ações de combate à poluição. A ação foi a primeira no município. O objetivo do projeto é analisar as amostras de cada quadrante e retornar ao mesmo local a cada três meses no período de um ano.
A Semana do Meio Ambiente também levou um mutirão de limpeza à Trilha dos Cardeiros, localizada no fim da Praia do Sudoeste, e na trilha da Praia da Salina, localizada no bairro Praia Linda. Além da limpeza da orla, a iniciativa também promoveu a instalação de placas de aviso aos visitantes e o isolamento da faixa marginal de proteção para evitar que os carros cheguem muito próximos à praia.