Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED – segue apostando em projetos de incentivos à leitura e, consequentemente, que venham auxiliar os alunos da Rede Municipal de Ensino a desenvolverem a escrita.
Na última semana, o secretário municipal de Educação Olliver Barros parabenizou os estudantes que participaram da 13ª coletânea do projeto “Ler é Bom, Experimente”.
“Orgulho e conquista! Parabenizamos os 22 talentosos estudantes de Itaperuna que brilharam na décima terceira coletânea do projeto ‘Ler é Bom, Experimente’. Suas histórias agora fazem parte do livro ‘As Melhores Histórias dos Projetos de Leitura – Volume 13’. Um reflexo do comprometimento dos nossos alunos e do sucesso do projeto em nossa cidade. Estamos construindo uma comunidade escolar de leitores críticos e talentosos”, pontua o secretário.
Projetos assim são fundamentais para o desenvolvimento educacional e pessoal dos alunos e a SEMED desempenha importante papel, afinal, a leitura e a escrita são pilares essenciais para uma comunicação eficaz. Projetos que estimulam essas habilidades ajudam os alunos a aprimorar a capacidade de expressão, interpretação e compreensão de textos.
Através da escrita, os alunos podem expressar suas ideias, pensamentos e sentimentos de forma criativa, estimulando a imaginação e a originalidade. O contato frequente com a leitura amplia o repertório cultural e contribui para o enriquecimento do vocabulário, o que influencia positivamente no desempenho em todas as disciplinas.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, mencionou que o projeto ajuda a formar cidadãos mais críticos e conscientes.
“Entendo que a partir do momento que os alunos começam a ler sobre diferentes culturas, realidades e perspectivas, esses alunos se tornam mais conscientes do mundo ao seu redor, o que é essencial para a formação de cidadãos”, finaliza Alfredão.