Alunos do 9⁰ ano da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade participaram da atividade de educação ambiental
Educação ambiental e conscientização ecológica abriram a programação da Semana do Meio Ambiente em São Pedro da Aldeia. Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, do bairro Campo Redondo, tiveram a oportunidade de vivenciar a Trilha dos Cardeiros, na Praia do Sudoeste. Os ensinamentos de biologia e geografia ganharam vida na flora e fauna encontradas pelo caminho. A programação continua nesta terça-feira (04/06), com rodas de conversa no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Os interessados em participar devem enviar o nome completo e CPF para o e-mail educacaoambiental@semedspa.rj. gov.br. As vagas são limitadas.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, acompanhou a atividade e deu as boas-vindas aos alunos. “É com muita alegria que damos início à nossa Semana do Meio Ambiente aqui nesta trilha que, além de um ponto turístico do nosso município, é uma área de preservação importante. Sempre faço questão de incluir os jovens, que são os maiores disseminadores da conscientização ambiental. Só preserva quem conhece, então estamos apresentando os pontos ricos em fauna e flora da nossa cidade”, apontou o secretário.
Os alunos das turmas 900 e 901 da E. M. Luiza Terra de Andrade foram divididos em grupos para conhecerem as belezas naturais e ficarem por dentro das curiosidades a respeito das espécies nativas e das que foram trazidas para cidade e se adaptaram. A formadora de Educação Ambiental pela Secretaria de Educação e professora de Geografia, Teresa Zambrotti, e o professor de História, Leandro Leão, também acompanharam o passeio, junto a servidores da Secretaria de Meio Ambiente. “Vou trabalhar com eles um pouco da biodiversidade local, a importância da nossa cidade para a região, assim como o clima, relevo, vegetação, história do município, sempre voltado para a dinâmica ambiental”, comentou a professora Teresa Zambrotti.
Os jovens Kailany Santos Silva, Juliana de Souza Morais, Yasmin Santos e Samuel da Conceição fizeram a trilha pela primeira vez e aprovaram a experiência. Hian Lucas já conhecia o local e conta que ficou animado quando soube que a turma iria fazer a trilha. “Foi maravilhoso, eu já tinha vindo aqui antes com o meu primo e, agora, com a escola foi muito bom para agregar conhecimento. Eu acho muito importante estar trazendo a garotada para cá, para todo mundo ter a noção da cidade maravilhosa em que eles vivem”, destacou Hian.
Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Leonardo Rosa, Messias Valadares, Mariana Peretti e Jennifer Rangel da Silva, também acompanharam cada grupo com explicações adicionais a respeito da conscientização ambiental de cada trecho percorrido. A ação também contou com apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho.
Turismo ecológico na Trilha dos Cardeiros
Cada equipe foi acompanhada por um condutor capacitado que foi explicando os detalhes das principais formações rochosas, espécies de plantas e de animais encontrados pelo caminho. A turismóloga Kátia Santos explicou a importância da ação. “O principal destaque dessa atividade é a união das diversas Secretarias para preservar o meio ambiente por meio da nossa maior riqueza, que são os jovens alunos. A Trilha dos Cardeiros é rica em biodiversidade, incluindo espécies endêmicas e diversidade de rochas de diversas eras geológicas”, ressaltou.
A Trilha dos Cardeiros está cadastrada na Rede Trilhas e possui identificação ao longo de todo o caminho. A Secretaria Municipal de Turismo disponibiliza condução gratuita à população aos domingos. Para realizar a inscrição e solicitar mais informações, os interessados devem enviar um e-mail para o endereço: turismo@pmspa.rj.gov.br.
Confira a programação da Semana do Meio Ambiente
Terça-feira (04/06)
13h10 às 13h30 – Credenciamento
13h40 às 14h – Abertura
14h às 15h – Mesa redonda: “Sustentabilidade: desafios e perspectivas”
15h20 às 15h40 – Coffee break
15h40 às 16h40 – Mesa redonda: “Educação Ambiental Crítica: experiências e práticas”
17h – Finalização
Quarta-feira (05/06)
9h às 11h – Plantio e palestra sobre resíduos na Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva
Quinta-feira (06/06)
9h às 11h – Palestra sobre o impacto dos microplásticos no sistema lagunar | Local: Praia das Pedras de Sapiatiba
Sexta-feira (07/06)
14h – Audiência Pública para criação da Unidade de Conservação da Ilha dos Macacos, na Câmara Municipal (aberta a toda população)