A Firjan SESI abriu inscrições para o Mosaico Rio, seu novo edital de cultura, que irá selecionar e apoiar 90 projetos artístico-culturais, tanto inéditos quanto não inéditos. Com um investimento superior a R$ 3 milhões, o edital abrange diferentes categorias, promovendo produções em teatro, circo, dança, música, fotografia, literatura e multilinguagem. As inscrições são realizadas online e vão até o dia 24 de novembro.
Entre os projetos inéditos, o Mosaico Rio contempla teatro adulto e juvenil, circo, dança, música, fotografia e a novidade deste ano: multilinguagem, que integra diversas expressões artísticas. Já a categoria de projetos não inéditos abrange literatura e circuitos de espetáculos teatrais para adultos e crianças.
Para os 16 espetáculos de teatro e para crianças não inéditos, as apresentações serão realizadas ao longo de 2025 nos Teatros Firjan SESI em Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Já os 11 projetos de literatura circularão pelas Escolas Firjan SESI em 11 localidades do estado, oferecendo apresentações artísticas e oficinas literárias.
Na linha de projetos inéditos, os 24 selecionados em teatro, circo e dança receberão mentoria e se apresentarão nos Teatros Firjan SESI Caxias e Jacarepaguá. Além disso, os projetos farão parte de uma mostra especial no Futuros Arte e Tecnologia, na capital. Para a categoria de música, os 10 projetos selecionados participarão da Maratona de Música Firjan SESI, e também terão videoclipes produzidos e exibidos no Teatro Firjan SESI Centro. Já os 11 projetos de fotografia integrarão uma exposição coletiva, com tema a ser definido.
A nova categoria de multilinguagem, que estreia neste edital, destina-se a projetos que combinam diferentes formas artísticas. Os 18 projetos selecionados terão capacitação em gestão e produção cultural, com apresentações nos Teatros Firjan SESI Campos, Itaperuna e Macaé. “Entende-se por projetos multilinguagem aqueles que abarcam diferentes expressões artísticas, como teatro, circo, dança, literatura, artes visuais e música”, explica o gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI, Antenor Oliveira.
Segundo Antenor, o novo edital, Mosaico Rio, reflete a intenção de valorizar a diversidade artística do estado: “O objetivo é que esta diversidade continue a guiar o fazer cultural do nosso território fluminense, ampliando o espaço para as diversas manifestações artísticas-culturais contemporâneas.”