Lar da Cidinha foi o primeiro local a receber o projeto, que será ampliado para todo o município
O Lar da Cidinha, em Cabo Frio, foi o ponto de partida para o projeto “Da Horta ao Prato”, que tem como objetivo levar mais saúde à mesa, promover a conscientização ambiental e transformar espaços com arborização e conforto térmico. O lançamento do projeto aconteceu nesta sexta-feira (21), com o plantio de mudas no abrigo de idosos.
A iniciativa está sendo implementada pela Secretaria de Saúde, com apoio das secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, e da Melhor Idade. O projeto será ampliado para outros locais, como hospitais, CAPS, abrigos municipais e unidades de saúde.
“Com esse projeto, estamos trazendo integração e saúde para a mesa dos idosos, que vão aprender a cuidar das plantas, colher os frutos e consumir uma alimentação mais natural e orgânica. Esse processo de produzir o próprio alimento e saborear os frutos também gera autoestima e ativa áreas cerebrais responsáveis pela melhora cognitiva e motora”, explicou a secretária de Saúde, Beatriz Trindade.
Felizes com a iniciativa, os moradores do Lar da Cidinha, que abriga cerca de 40 idosos, participaram ativamente da implantação do projeto, mexendo na terra e acompanhando o plantio das mudas.
Foram plantadas mudas de amora, graviola e acerola, entre outras, totalizando 15 árvores frutíferas no espaço. A iniciativa também valoriza a vegetação local, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida dos idosos.
“Diversos estudos comprovam que o contato com a natureza melhora enfermidades como Alzheimer, depressão e ansiedade. Estamos buscando mais saúde para essas pessoas de forma abrangente. Além disso, a atividade na horta ajuda a prevenir a sarcopenia, promovendo o fortalecimento muscular”, destacou a nutricionista da Secretaria de Saúde responsável pela alimentação no Lar da Cidinha, Caroline Melcher.
Após essa primeira etapa, serão realizadas oficinas semanais para capacitar os idosos no plantio, cuidado e colheita dos frutos. As capacitações acontecerão todas as segundas-feiras, com o apoio de um engenheiro florestal e da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima.
“O plantio também é uma ferramenta de educação ambiental. Em todos os locais do projeto, vamos incentivar que as pessoas atendidas participem ativamente do cuidado diário das mudas, para que se beneficiem emocional e fisicamente do cultivo da terra”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Dias.
A secretária da Melhor Idade, Camila Saraiva, ressaltou o compromisso do município em oferecer mais qualidade de vida e oportunidades de integração para essa faixa etária:
“Ficamos muito felizes com o início da nossa horta, que fará toda a diferença para esses idosos. O contato com a terra proporcionará momentos terapêuticos e de integração”, finalizou Camila.