O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve neste domingo (17) na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica, para acompanhar o 7º Itacoatiara Big Wave (IBW), campeonato internacional de ondas grandes. A edição 2025 foi disputada na modalidade Tow In, em que os surfistas são rebocados até a onda por jet-ski. Entre os destaques do evento estiveram Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michaela Fregonese e Michelle des Bouillons.
“É fundamental que, além de investirmos em saúde, educação e segurança, dediquemos atenção ao lazer e ao entretenimento, pois estes aspectos impulsionam o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Niterói tem vocação para os esportes náuticos. Temos a vela, a canoa e, desde 2019, o Big Wave em Itacoatiara, que trouxe ondas de até seis metros e grandes surfistas do circuito mundial. Nossa cidade é acolhedora e queremos torná-la cada vez mais inspiradora”, destacou Rodrigo Neves.
O campeonato é organizado pela Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e da Águas de Niterói, além da parceria esportiva do SESC-RJ.
“Itacoatiara é o berço do surfe. Estivemos em Nazaré e trouxemos o formato do evento para cá. Niterói é uma das cidades com mais competições de ondas grandes no mundo. Temos os melhores surfistas, inclusive atletas que vivem em Nazaré para competir. Essa é a cidade do esporte, do surfe de ondas gigantes e de uma beleza natural incomparável”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo.
Estrutura e tradição
O IBW 2025 contou com containers para a comissão julgadora, área exclusiva para os atletas na areia e uma frota de jet-skis para suporte dentro d’água.
Criado em 2019, inicialmente na modalidade remada, o evento inovou ao incluir pela primeira vez no Brasil uma categoria feminina de surfe de ondas grandes. Em 2022, passou a adotar o Tow In.
Depoimentos
O surfista profissional Gabriel Pastori, que também transmitiu a competição em seu canal, destacou a relevância do campeonato:
“É uma das maiores e melhores ondas para big surf e Tow In no Brasil. Apesar do espaço pequeno da praia, a energia é muito intensa. É sempre um desafio enorme. Este ano tivemos ainda mais atletas internacionais.”
Morador de Icaraí e praticante de bodysurf, Diego Pinto, 35 anos, acompanha o IBW desde as primeiras edições:
“A organização está muito boa, com várias atrações e ativações. A gente sonha em ver um dia um campeonato de big wave para o body surf aqui. É emocionante ter os melhores atletas do mundo em Itacoatiara.”
Mais informações e resultados do Itacoatiara Big Wave 2025 estão disponíveis no Instagram (@itacoatiarabigwave) e no Facebook (Itacoatiara Big Wave).
Fotos: Evelen Gouvêa e Luciana Carneiro




