quarta-feira, janeiro 28, 2026
InícioBrasilLuiz Marinho defende mobilização social para aprovação do fim da jornada 6x1

Luiz Marinho defende mobilização social para aprovação do fim da jornada 6×1

Entrevistado desta quinta-feira (25/9) no programa Bom Dia, Ministro, o titular da pasta do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que é preciso haver uma mobilização por parte para população junto ao Congresso Nacional para que o fim da jornada de trabalho de 6 x 1 possa ser debatido e aprovado. “O tema trabalho tem muita dificuldade de tramitar no Congresso Nacional. É preciso que a população tenha clareza disso. É possível que o Congresso Nacional venha atender esse clamor da classe trabalhadora”, afirmou o ministro.

“A escala seis por um é a jornada mais cruel que existe, especialmente para as mulheres. Então, é momento de renovar”

Luiz Marinho
Ministro do Trabalho e Emprego

Para Luiz Marinho, o Brasil está pronto para uma redução na jornada de trabalho. “A escala seis por um é a jornada mais cruel que existe, especialmente para as mulheres. Então, é momento de renovar. Tem países que já passaram por esse processo e já eliminaram a seis por um. O governo brasileiro torce para um final feliz em relação a isso. A jornada máxima do Brasil hoje é de 44 horas semanais. O Brasil está preparado para ir para 40 horas semanais e adequar essa jornada tão cruel. É importante que os movimentos observem corretamente a necessidade da manutenção da mobilização”, continuou.

SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR – Durante o programa, Luiz Marinho falou também sobre os cuidados relativos à saúde mental dos trabalhadores. “Tem empresas muito diferenciadas, que já andaram quilômetros na frente. Outras estão atrasadas. Nós precisamos trabalhar para que isso seja colocado no mesmo patamar para cuidar da saúde da nossa população. Uma classe trabalhadora com um bom ambiente de trabalho conseguirá, gradativamente, aumentar a produtividade, que é um dilema na competição internacional”, pontuou o ministro.

“Um bom ambiente de trabalho ajuda a resolver muitos problemas. Ajuda a evitar acidentes, a diminuir o absenteísmo. Uma coisa é disciplina, cobrança por produtividade e qualidade. Outra coisa é o desrespeito com o trabalhador. Isso leva a um processo de trauma, que influencia no ambiente de trabalho, na sua produção, levando a acidentes e também na saúde do trabalhador. Isso é muito importante ser colocado”.

Segundo Luiz Marinho, sua pasta está aberta para apoiar as empresas a melhorarem constantemente seus ambientes de trabalho. “O Ministério sempre faz debates, fóruns em relação a isso. Estamos abertos nos estados para discutir com as empresas que eventualmente sintam alguma dificuldade de orientação. As nossas superintendências estão inteiramente à disposição das empresas e dos sindicatos de trabalhadores para poder atuar nesse processo, para gradualmente ir melhorando esse ambiente de trabalho”, explicou.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular