O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, concluiu uma agenda de dois dias na Itália com reuniões nas sedes mundiais da ENEL e da TIM, em Roma, e foi recebido pelo embaixador do Brasil nesta quinta-feira (29). A missão institucional teve como foco a melhoria de serviços essenciais à população e a atração de investimentos para infraestrutura e desenvolvimento do município.
Durante os encontros, o prefeito destacou a importância de ampliar os investimentos em distribuição de energia elétrica e telecomunicações para acompanhar o crescimento de Niterói, elevar a qualidade de vida da população e fortalecer o ambiente de negócios.
“Estivemos na sede mundial da ENEL e da TIM para reforçar algo essencial para os cidadãos e empresas de Niterói: a melhoria dos serviços de energia e telecomunicações. Em 2025, por meio da parceria com a TIM, tornamos Niterói a primeira cidade do Estado do Rio com todos os bairros cobertos pela tecnologia 5G. Em outubro, garantimos a implantação da nova diretoria operacional da ENEL, com centenas de funcionários e eletricistas no bairro do Barreto. Apontamos a necessidade e a oportunidade de novos investimentos em infraestrutura e equipes para acompanhar o crescimento da cidade, que atrai cada vez mais empresas e empreendimentos”, afirmou Rodrigo Neves.
A diretora global de Relações Institucionais da TIM, Sabina Strazzullo, e o Technology Officer da Telecom Italia, Leonardo Capdeville, agradeceram a visita e ressaltaram que o Brasil é um dos principais mercados da companhia, destacando a disposição da empresa em investir em Niterói.
Na sede mundial da ENEL, o prefeito solicitou um plano de melhorias e de ampliação da capacidade de distribuição do sistema elétrico do município, considerando o aumento da demanda residencial, de serviços e industrial nos últimos anos. Ele também apresentou o Distrito de Inovação como projeto prioritário da cidade, voltado à transição para uma economia baseada no conhecimento, na tecnologia e na inovação.
“Apresentamos o Distrito de Inovação de Niterói, que será inaugurado este ano na nova Cantareira e é estratégico para a transição da nossa economia e para a revitalização completa da região central”, completou o prefeito.
Rodrigo Neves convidou a TIM e a ENEL, cuja concessão foi recentemente renovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a investirem no Distrito de Inovação de Niterói, apontando a iniciativa como oportunidade para pesquisa e desenvolvimento nos setores elétrico e de telecomunicações no Brasil e na América Latina.
O diretor geral de Relações Externas da ENEL, Niccolò Mardegan, destacou a relevância da operação da Enel Rio para o grupo e sinalizou compromisso com novos investimentos no município. “Niterói é uma grande referência para a ENEL. Agradecemos a visita do prefeito e estamos à disposição para realizar investimentos que tragam resultados concretos rapidamente para a cidade”, afirmou.
Também participaram do encontro o gerente de Relações Internacionais da Enel, Ricardo Pozzi, e o coordenador de Estratégia e Planejamento de Assuntos Institucionais e Governança Internacional, Filippo Alberganti.
A secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benicio, ressaltou o reconhecimento internacional da gestão de Niterói e o interesse das empresas no projeto. “É motivo de orgulho ver como a boa gestão da Prefeitura de Niterói é reconhecida internacionalmente. O Distrito de Inovação da Cantareira despertou grande interesse das duas empresas, que demonstraram disposição para participar da consolidação desse novo polo de inovação e desenvolvimento”, afirmou.
A agenda incluiu ainda reunião na Embaixada do Brasil na Itália. No encontro, o prefeito apresentou as articulações com a ENEL e a TIM e os avanços do projeto do Distrito de Inovação. O embaixador brasileiro, Renato Mosca de Souza, comprometeu-se a apoiar o fortalecimento das relações entre Niterói e empresas italianas e a viabilização dos investimentos anunciados.
Distrito de Inovação da Cantareira
O Distrito de Inovação é um projeto estruturante que busca criar um ecossistema integrado para pesquisa, desenvolvimento e negócios de alta tecnologia. O espaço será físico e virtual, projetado para atrair empresas de base tecnológica, startups e programas de pesquisa, em integração com universidades e empresas. A gestão será realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com foco na atração de investimentos privados.
A Prefeitura de Niterói segue trabalhando para que a entrega do Distrito de Inovação, prevista para o primeiro semestre de 2026, consolide um legado de economia moderna e baseada no conhecimento para as futuras gerações.





