domingo, novembro 24, 2024
InícioCidadesAraruamaPai é seu dia, lembranças nos trazem recordações

Pai é seu dia, lembranças nos trazem recordações

Antônio Luiz Pimentel nascido em Araruama em 10 de junho de 1917, se vivo completaria 105 anos de existência.  Seus pais viviam bem no centro de Araruama, uma rua bem próxima a Igreja Matriz São Sebastião, era uma pequena chacara, quando criança Antônio e os irmãos Sotero Luiz Pimentel, Waldemar Luiz Pimentel, Emília Luiz Pimentel, Adalberto Luiz Pimentel e Anacleto Luiz Pimentel iam a missa e eram coroinhas da matriz e tocavam o sino quando das missas e sepultamentos de pessoas da cidade, garotos os irmãos trabalharam nas salinas de Araruama de propriedade do senhor Pinho embalando sal, como contou Sotéro.

Tendo como pai Severino Luiz Pimentel que era filho de Francisco Luiz Pimentel, Tunico apelido recebido pelos irmãos quando criança. Jovem ele fez parte da banda de musica de Araruama momento em que existiam diversas bandas pela cidade espalhadas pelos distritos de Araruama, impossivel relembrar o nome da banda nem mesmo o maestro que com muita maestria conduzia os músicos, mas precisar os instrumentos dos músicos isso não esquecemos como contava Antônio e Sotero quando vivos.

Executava um pouquinho a requinte(picolo) em Mib, junto com os seus irmãos e sobrinho musicistas a saber: Waldemar (trompete e mestre auxiliar), Sotéro (bumbo e prato), o caçula Adalberto, exímio bombardinista que mais tarde se tornou profissional da Banda sinfônica da PMERJ na época que o Rio de Janeiro era DF, e o sobrinho Prof. Pedro (Pedrinho). E dando continuação ao veio musical dos Pimentel’s o trombonista e arranjador maestro  gonçalense Antônio Luiz Pimentel Filho, que iniciou a carreira militar como corneteiro na maravilhosa banda musical do 3º RI Regimento de Infantaria em São Gonçalo, se tornou excelente maestro que conduziu como maestro muitas bandas de músicas em diversos quartéis do Brasil, como maestro do exercito auxiliou bandas de forças auxiliares. Seu tio Sotero teve a honra de visita-lo quanto o Capitão reformado Antônio servia na fronteira Brasil com a Bolívia e assistiu uma belíssima apresentação.

Antônio Luiz Pimentel  foi militar de 1ª classe da Era 3ª zona Aérea do Galeão entre os anos de 1942 a 1945 durante a (2ª Guerra Mundial), em seguida trabalhou na Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro e em diversos estaleiros como o Maúa em Niterói e teve os filhos: António, Vania, Vera, Paulo César e Vanderlei e vários netos e bisnetos. Dom musical, ouvido Excelente  e bom de solfejo(entoação). Seu Tunico carinhosamente como os mais próximos o chamavam, nos deixou em 1987 anos 70 anos de idade.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular