Como presidente , Lula encontrou monarca do Reino Unido duas vezes: em 2006 e 2009. Acordos de cooperação foram firmados em diversas áreas
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte da rainha ElizabethII, aos 96 anos, nesta quinta-feira (08/09). Os dois se encontraram duas vezes como chefes destado. Em 2006, durante uma visita oficial para assinar acordos de cooperação entre Brasil e Reino Unido, e em 2009, durante encontro do G20.
“A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas”, disse o líder brasileiro.
A monarca estava no trono britânico desde 1952. Seu filho mais velho, o príncipe Charles, 73 anos, deve sucedê-la. “Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009. Minhas condolências à família e a todos que admiravam a Rainha Elizabeth II no Reino Unido e ao redor do mundo”, completou o ex-presidente.