sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCapoeiraNiterói homenageia Dia da Consciência Negra com grande evento no Caminho Niemeyer

Niterói homenageia Dia da Consciência Negra com grande evento no Caminho Niemeyer

Festival “Viva Zumbi” teve feiras, apresentações de capoeira, debates e feijoada gratuita, além de show da cantora Teresa Cristina

Niterói realizou, neste domingo (20), Dia da Consciência Negra, uma grande homenagem à luta antirracista com o Festival “Viva Zumbi”, que foi realizado no Caminho Niemeyer. O evento, organizado pela ONG Cidadania em Movimento com o apoio da Prefeitura, contou com feiras, apresentações de capoeira, debates e feijoada gratuita, além de shows com mulheres negras sambistas, como a cantora Teresa Cristina, que fechou o Festival.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, compareceu ao “Viva Zumbi” e destacou a importância da data para uma reflexão por uma sociedade mais justa e livre de preconceitos.

“Neste Dia da Consciência Negra, precisamos refletir que, para se alcançar uma sociedade antirracista, é preciso difundir representatividade e empoderamento ao povo negro. Nossa cidade tem vocação para o avanço e sempre buscamos ações afirmativas, oferecendo representatividade ao povo negro, que constitui a maioria da população do nosso país”, afirmou Axel Grael.

“A maioria dos beneficiários da Moeda Social Arariboia, por exemplo, é de mulheres negras. Esse é um dado que reflete a importância de se fortalecer a igualdade e os direitos dessas mulheres com ações que abram oportunidades e proteção. Seguimos ampliando as políticas públicas de igualdade racial, por meio da Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial, que trabalha com o engajamento da sociedade civil para promover ações humanizadas e em consonância com a garantia de direitos, respeito à diversidade e expansão de oportunidades iguais para todos”, completou o prefeito.

Esta foi a 14ª edição do “Viva Zumbi”, que teve como tema uma série de homenagens às mulheres sambistas. A ancestralidade e a cultura do povo negro estiveram presentes em diversas expressões artísticas como capoeira, literatura, música e debates.

“Mais que uma simbologia, temos de lembrar às pessoas que os negros vivem 365 dias no Brasil. Por mais que lembremos isso, o racismo acaba com a gente, com nossos sonhos e alegrias todos os dias. Diariamente, temos exemplos de racismo, seja estrutural, velado, agressivo. É muito difícil. Então, subir no palco com uma banda formada por mulheres negras, com músicas de compositores negros, é tentar reunir forças para encarar um país racista e cínico como o Brasil. Gravei meu primeiro DVD no Theatro Municipal de Niterói. Durante anos, fiz uma roda de samba com o Eduardo Gallotti (1958-2022), no Casarão de Niterói. É uma cidade muito querida para mim”, disse a cantora Teresa Cristina.

O evento contou ainda com apresentações da escola de Samba Mangueira; Mulheres Sambistas; DJ GLAU; Felipe Adetokunbo; Baile das Antigas (União de Niterói); Orquestra de Cordas da Grota; Charanga Secreta; DJ GAB; Maracatu Baque Mulher; Ás de Ouro; Central dos Ogãs; Capoeira Coco Ciência Mestra e Batalha de Rima.

Também estiveram presentes no “Viva Zumbi” o secretário executivo da Prefeitura, Bira Marques; o secretário de Participação Social, Anderson Pipico; o secretário de Assistência Social, Elton Teixeira; e o secretário de Direitos Humanos, Rafael Adonis.

Sobre a data – O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro desde 2003, quando foi incluído no calendário escolar nacional, mas foi instituído oficialmente como feriado no país apenas em 2011. A data foi escolhida por ser aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão, Zumbi foi assassinado durante uma batalha contra as forças da Coroa Portuguesa. Ele teve a cabeça cortada e exposta em praça pública, como forma de desmentir a lenda sobre sua imortalidade.

Fotos: Luciana Carneiro

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular