O jornalismo vem passando por mudanças consideráveis no sentido de informar ao que no século XX chamava-se leitores para imprensa escrita, radiouvintes para as noticias de radio e telespectadores para os que assistiam TV que tinha um determinado número de canais, emissoras de tv no país. Vivia-se então o momento analógico em transmitir notícias e a linguagem jornalística praticamente era criada com os profissionais da época. Como dizia o velho guerreiro Aberlado Barbosa, o “Chacrinha”: “Quem não se comunica se trumbica”.
Já no século XXI com a chegada da era digital muitas mudanças foram introduzidas na comunicação. Novas mídias passaram a determinar a comunicação de massa e as mudanças percebidas constituem no curso de jornalismo, novos desafios e a nova linguagem de comunicar. Neste sentido os discentes de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recuperam a tradição estudantil autônoma e realizarão, entre os dias 18 e 22 de setembro, a sexta edição da Semana Acadêmica do curso, após cinco anos da última realização que conta com mais de trinta convidadas e convidados distribuídos nas sete oficinas, cinco mesas redondas e dois minicursos.
A inovação da edição traz para sua programação a primeira edição da Mostra de Trabalhos Científicos, Mostra de Trabalhos Práticos, Rádio Comunicar! e o Troféu Capivara. Para a noite de encerramento, será prestada uma homenagem à saudosa jornalista Susana Naspolini. A edição conta com 130 inscritos para participar.
As atividades acontecerão diariamente das 14h às 21h e serão sediadas no Auditório Paulo Freire, Sala de Reuniões e Sala Sete, localizadas no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ, em Seropédica, RJ. Será possível realizar as inscrições no dia do evento, por apenas R$15, garantindo acesso a toda programação disposta.
Comunicar! nas redes: https://linktr.ee/comunicarufrrj
Jornalismo em Reconstrução
O “Jornalismo em Reconstrução”, marca o retorno da Comunicar! visando debater os
caminhos que a profissão tem trilhado nos últimos tempos, considerando os impactos dos
novos suportes e tecnologias. Refletiremos sobre as mudanças que os estudantes do curso
encontrarão no modo de fazer jornalismo ao seguir a profissão.
Tony farias producoes ok sempre com Deus e jesus na frente ok bjs anem boa tarde bem amigos e amigas ok vocês estão bem meus colegas jornalista fale comigo sobre projetos social e cultural e políticas prubricas e socias ambiental estamos juntos nesta luta musical obrigado.antinio farias da silva jornalista independente diretor social -MTB/SP 52.024 associao Paulista De imprensa .
Boa tarde bem amigos e amigas ok jornalista estamos juntos nesta vamos trabalho para nosso povo brasileiro todos os Dias ok fale comigo sobre projetos social e cultural e políticas prubricas e socias ambiental eventos estamos juntos nesta luta musical obrigado chama no awhts.11.9.3446 5126 vivo Brasil ou 11.9 9343 0261 claro Brasil o nosso grande Brasil precisa melhora ainda mas saúde educação cultural ambiental socias em fim bom domingo pra todos .