Caros amigos e amigas,
Acredito que uma das maiores alegrias da vida é colher os frutos do que plantamos. Por isso, me considero uma pessoa feliz.
O ano de 2023 foi um período de semear e reconstruir. Aramos o terreno, lançamos sementes, regamos diariamente e cuidamos com carinho do Brasil e do povo brasileiro, visando uma colheita generosa em 2024.
Recuperamos e fortalecemos políticas sociais que transformaram o Brasil, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Mais Médicos e a Farmácia Popular.
O PIB cresceu acima das previsões, a inflação está controlada, os preços dos combustíveis diminuíram e os alimentos ficaram mais acessíveis. O dólar caiu e a Bolsa de Valores alcançou recordes.
Geramos 2 milhões de novos empregos com carteira assinada, aumentamos o salário mínimo acima da inflação e promovemos a igualdade salarial entre homens e mulheres.
Com o programa Desenrola, milhões renegociaram dívidas com descontos substanciais.
Gerimos os recursos públicos com responsabilidade, investindo onde necessário em parceria com estados e municípios, independente de questões partidárias.
Aprovamos a taxação dos super-ricos e alcançamos um feito histórico com a Reforma Tributária, corrigindo injustiças na tributação de acordo com a renda.
Aumentamos os investimentos em saúde e educação e apoiamos os estados no combate ao crime organizado, apreendendo bens do narcotráfico avaliados em R$ 6 bilhões.
Estamos construindo um Brasil genuíno. Para 2024, temos planos ambiciosos: o maior Plano Safra da história, a Nova Política Industrial para melhores empregos e salários, e o Novo PAC com investimentos significativos em infraestrutura, gerando 4 milhões de empregos.
Restauramos o diálogo e a credibilidade internacional. O país escalou do 12º para o 9º lugar entre as maiores economias do mundo, contribuindo ativamente em fóruns internacionais para questões como combate à fome, desigualdade e emergência climática.
Reduzimos o desmatamento na Amazônia, investimos em energias renováveis como eólica, solar e estamos adentrando no mundo do hidrogênio verde, energia do futuro.
No entanto, enfrentamos adversidades. O ódio contra a democracia dividiu o país, causou danos profundos e desuniu famílias. Desrespeitaram instituições e tentaram minar a democracia, mas nossa sociedade reagiu prontamente, restaurando nossa ordem e resistência.
Neste fim de ano, meu desejo é que possamos nos abraçar como nação. Juntos, combatendo desinformação, ódio e valorizando a verdade e o diálogo entre todos nós.
Que em 2024 sigamos unidos, construindo um país mais desenvolvido, fraterno e justo para todas as famílias.
Desejo a todos um Feliz Natal e um 2024 repleto de sonhos realizados. Um forte abraço!
Foto: Ricardo Stuckert / PR / EBC