por fala Celio
“Liberdade é uma calça veeelha, azul e desbotaaada…” jingle da US TOP, anos 1970
Sempre vi Madonna como uma cantora, mas nunca foi minha cantora preferida, minha preferência. Eu sou fã de Juan Baez e Bob Dylan, internacionais que sempre foram vanguardas ou era underground nos anos de 1960,70, 80(…) que constavam a conjuntura pelo qual o mundo passava ou reprimiam. Um “sistema onde “manda quem pode obedece quem tem juízo” ou ‘Você sabe com que esta falando” e era assim que vivia parte do mundo e no Brasil não era diferente. USA mandava milhares de jovens para o Vietnam matar jovens vietnamitas. Na Europa ocidental a liberdade era queimar sutiã na praça publica para protestar sobre a liberdade da mulher que não utilizava preservativo e ai, eu me lembro da musica de Odair Jose “Pare de tomar a pílula porque ela não deixa nosso filho nascer”. Não era possível falar em vagina ou bo…, a censura censurava e ai os cantores criavam musicas para passar pela censura e ai as crianças adoravam as musicas tipo a musica de Raul Seixa fez “Rock das Aranhas”. E vão por ai as tentativas das liberdades. Manifestações culturais hão de haver sempre. Neste sentido Madonna traz o discurso da geração, pois repressão sexual e da transição de século XX para o XXI onde o mundo passa por transformações que para certas pessoas acreditam ser o fim do mundo onde a liberdade de expressão sexual deve ser velada como feita no século XX, as pessoas não podem ser feliz. Nesse sentido eu repito a frase de Bob Dylan na musica Blowin’ In The Wind que fala: “Sim, e quantas, vezes um homem pode virar sua cabeça E fingir que ele simplesmente não vê? A resposta esta soprando ao vento”. Sobre as musicas da Madonna sei que tem o significado para a geração dos últimos 40 anos mas entendo quem viveu e vive tem maior propriedade de escolher a musica ou não que faz sentido o propósito atual. Em relação a patrocínio do mega evento da pop star ou rainha do pop digo que nos Estados Unidos da America em 1969 o festival de Wood Stock foi realizado de forma independente mas quando houve super lotação do local o governador Ronald Reagan na época enviou aeronaves para o local com alimentos e água para o publico. Em Copacabana o dinheiro que Madonna levou de cachê foram de 17 milhões de reais (ou seja US$ 3,3 milhões aproximado) segundo informação da coluna do Góis no globo. Já o site TERRA não tem mi,mi,mi disse como foi realizada a produção do mega show.
Quem pagou pelo show de Madonna? Entenda como foi viabilizado o Show.
Apresentação teve patrocínio privado e apoio da prefeitura e do governo do Rio de Janeiro; antes do show, já se estimava que cerca de R$ 293 milhões seriam movimentados na economia local
O histórico show de Madonna no Rio de Janeiro no último sábado, 4, levou cerca de 1,6 milhões de pessoas à Praia de Copacabana, segundo estimativa da Riotur. A apresentação superou o recorde do também memorável show dos Rolling Stones em Copacabana.
Para o evento, foram gastos cerca de R$ 59,9 milhões, segundo planilha enviada pela produtora Bonus Track ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Esse valor foi pago, em sua maior parte, por marcas patrocinadoras. Além disso, o show movimentou significativamente a economia carioca no último final de semana.
A prefeitura da cidade investiu R$ 10 milhões para a realização do show, mesmo valor investido pelo governo do estado do Rio de Janeiro. Não foram gastos recursos do governo federal para a apresentação de Madonna.
Nota da Prefeitura do Rio de Janeiro
foto divulgação
fonte site TERRA coluna do Goes no Globo
Quem tiver foto tirada lá manda pra gente? pode ser por aqui ou pelo facebook jornalhoracerta