Uma equipe da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) representou, nesta quinta (13) e sexta-feira (14) a Prefeitura de Niterói no evento Parque da Mobilidade 2024, na cidade de São Paulo. Niterói concorreu como finalista na 7ª Edição do evento “Destaque Maio Amarelo”, do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), e teve a Avenida Marquês do Paraná como participante da exposição “Ruas Completas no Brasil”. A mostra reuniu vias que priorizam a mobilidade ativa e a segurança viária.
Idealizado pelo Connected Smart Cities, o Parque da Mobilidade é o maior evento de Mobilidade Urbana da América Latina. O encontro se destaca pela imersão reflexiva sobre busca de soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana moderna. Nesta edição, foram abordados temas como transporte público; logística urbana inteligente e frotas conectadas; segurança no trânsito nas ruas e inclusão; mobilidade ativa e mobilidade compartilhada e planejamento da mobilidade urbana nas cidades.
Segundo a diretora de Planejamento e Infraestrutura Viária da Nittrans, Nicolle Serrano, o Parque da Mobilidade mostra como Niterói está no caminho certo para se tornar uma cidade cada vez mais inovadora em relação à mobilidade urbana.
“Niterói tem investido muito em soluções para a mobilidade urbana. A escolha da revitalização da Avenida Marquês do Paraná para estar na exposição de um evento desse porte mostra que esses investimentos estão se tornando referência para outras cidades”, explicou Nicolle Serrano.
Para a diretora de Trânsito, Agatha Rocha, o evento foi uma grande oportunidade para aprender ainda mais sobre a temática da mobilidade urbana, levando para Niterói as discussões sobre logística urbana inteligente, frotas conectadas e segurança no trânsito.
“Eventos como este são valiosos para nós que trabalhamos com o planejamento viário de uma cidade. Todas as experiências vividas aqui se somam à nossa experiência diária e nos ajudam a ter ideias para aplicarmos em Niterói”, afirmou Agatha Rocha.
O evento Parque da Mobilidade 2024 contou com uma estrutura de oito palcos simultâneos, rodadas de negócios, experiências interativas, exposições, workstations, espaços de convivência e transmissão ao vivo.