Pacientes de quatro unidades da Rede Municipal de Saúde de Niterói já podem solicitar acesso ao prontuário médico sem sair de casa. A partir desta terça-feira (07), a solicitação está disponível no Portal de Serviços da Prefeitura, que reúne informações sobre mais de 300 serviços municipais. A iniciativa faz parte do plano de transformação digital da Prefeitura de Niterói e será ampliada de maneira gradual para outras unidades.
O projeto piloto começou em três módulos do Programa Médico de Família, nas unidades do Baldeador, Ititioca e Teixeira de Freitas, e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Monteiro Lobato (Capsi), no Vital Brasil. A retirada dos documentos deverá ser realizada na própria unidade, após a solicitação digital ser analisada e aprovada.
“Essa é uma importante parceria entre a Seplag e a FeSaúde que possibilita ao cidadão solicitar o seu prontuário médico sem sair de casa, reduzindo o tempo de deslocamento e de atendimento na unidade. O Portal de Serviços da Prefeitura é fundamental neste processo de modernizar a gestão, oferecer serviços de melhor qualidade, de maneira mais eficiente e acessível”, salientou a secretária de Planejamento, Ellen Benedetti.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, esse é um grande passo para a modernização e transformação digital da Saúde do município.
“O lançamento da solicitação do prontuário online representa um importante avanço para a transformação digital da Prefeitura de Niterói e para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população”, afirmou Anamaria Schneider.
A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde) e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), responsável pelo Portal de Serviços de Niterói. As equipes realizaram um trabalho de revisão de fluxos, simplificação da burocracia para a criação do formulário eletrônico, assim como treinamento e cadastro dos profissionais para o uso do sistema.
O prontuário médico é a união de todos os documentos que registram procedimentos, exames, condições físicas e demais informações do paciente. Segundo Francine Autonomo, gerente do Núcleo Estratégico e de Apoio Técnico da FeSaúde, a iniciativa é de extrema importância para os cidadãos de Niterói.
“O projeto é uma grande conquista para a população, pois traz mais comodidade e facilidade no acesso às informações de saúde. Além disso, é uma iniciativa pioneira na cidade, o que demonstra o compromisso da FeSaúde com a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, destacou Francine Autonomo.
Vistoria Predial – Em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU), foi lançado em fevereiro o serviço para validar o Laudo de Vistoria Predial no Portal de Serviços da Prefeitura. O serviço permite enviar laudos de vistorias prediais de edifícios e condomínios para análise e validação da SMU.
Passo a passo – O Portal de Serviços disponibiliza informações de mais de 300 serviços municipais, sendo 42 digitais. Os interessados em solicitar os serviços devem entrar no Portal de Serviços (www.servicos.niteroi.rj.gov.