quinta-feira, maio 15, 2025
InícioCINEMAEstudantes de escola pública do Rio participam de encontro internacional de cinema...

Estudantes de escola pública do Rio participam de encontro internacional de cinema em Paris

- Advertisement -

Entre os dias 3 e 7 de junho, a Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, será palco do encontro internacional À Nous Le Cinéma!, que reunirá jovens cineastas, educadores e realizadores de 15 países integrantes da rede mundial ‘Cinema, cem anos de Juventude’. Em 2025, o evento ganha um significado especial ao comemorar os 30 anos da iniciativa, nascida na França em 1995, durante o centenário do cinema.

A participação de escolas públicas brasileiras acontece graças à ação do Programa Imagens em Movimento, que há 15 anos promove oficinas de cinema em escolas públicas. Nesta edição, dois alunos da Escola Municipal Brant Horta, localizada na Penha Circular, no Rio de Janeiro, foram selecionados para participar presencialmente do encontro. Eles apresentarão e debaterão o curta-metragem que realizaram ao longo do ano, inspirado no tema “Indivíduo, Grupo e Comunidade”.

Mais de 500 participantes – entre estudantes, professores e cineastas de diversos contextos culturais e sociais – estarão presentes para compartilhar produções audiovisuais desenvolvidas a partir de uma metodologia pedagógica comum, focada na educação crítica e criativa por meio do cinema.

Para Ana Dillon, diretora do Imagens em Movimento, o evento é uma oportunidade ímpar de valorização da escuta e da expressão dos jovens participantes. “Os estudantes são reconhecidos não apenas como protagonistas dos filmes, mas como verdadeiros autores. Eles compartilham suas vivências e processos criativos com um público extremamente diverso, promovendo o diálogo entre culturas diferentes, a partir de perspectivas singulares”, destaca.

O programa Imagens em Movimento (PIM) é uma iniciativa da ONG Raiar (Rede de Ações e Interações Artísticas), cuja missão é promover a arte e a cultura no âmbito da Educação Pública, com foco em experiências criativas e artísticas vivenciadas através da linguagem audiovisual, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras no ambiente escolar. O programa nasceu no Rio de Janeiro e desde 2022 alçou voo para outros estados: Espírito Santo, São Paulo e Bahia.

O PIM já beneficiou quase três mil alunos e 155 educadores no Brasil, ao longo de seus 15 anos de história. Foram realizados 229 filmes nas oficinas de cinema oferecidas para estudantes, que acontecem sempre no contraturno escolar.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular