terça-feira, dezembro 3, 2024
InícioCidadesExposição aberta em São Pedro da Aldeia conta a história de Wilson...

Exposição aberta em São Pedro da Aldeia conta a história de Wilson Tito Mendes

Mostra documental está aberta à visitação na Casa da Cultura até esta quarta (27)

Está aberta, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a exposição “Wilson Tito Mendes”, que retrata a trajetória do político, nascido em São Pedro da Aldeia. A mostra apresenta cerca de 20 peças documentais, que contam a história do ex-deputado, que foi preso, cassado e teve seus direitos políticos suspensos durante a Ditadura Militar. A iniciativa é uma realização da pesquisadora Júnia Rocha, por meio do edital de Circulação Cultural da Prefeitura de Cabo Frio, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura aldeense. A visitação é gratuita até as 16h30 desta quarta-feira (27/03).

Representando o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a diretora da pasta, Giselle Lima, acompanhou o primeiro dia de visitações na Casa da Cultura. “Ficamos felizes em abrir as portas da Casa da Cultura para essa exposição. É uma excelente oportunidade para que a nossa população possa conhecer a história dessa personalidade pública, que é nascida na cidade, e que construiu uma trajetória política de grande relevância na Região dos Lagos. O material documental apresentado nesta mostra é riquíssimo e resgata a memória histórica do nosso país, especialmente sobre o período sombrio da ditadura militar”, disse.

Os visitantes podem conferir de perto recortes de jornais, fotografias e cartas de acervo pessoal, quadros, textos narrativos, atas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e da Câmara Municipal de Cabo Frio, além de documentos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), que estão sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a escritora e historiadora Júnia Rocha, responsável pela curadoria e organização da mostra, a proposta é apresentar a trajetória política de um cidadão comprometido com a democracia e que sofreu as consequências arbitrárias da Ditadura Militar. “Wilson Mendes é filho dessa terra, é aldeense e é muito simbólico contar essa história na cidade onde ele nasceu. Quando se fala em Ditadura Militar, a gente sempre ouve falar dos grandes centros, das metrópoles, mas ter esse olhar sobre como tudo isso se deu no interior, da repressão e da resistência na nossa região, através da biografia de Wilson Mendes, é muito interessante e importantíssimo. Eu fico muito feliz e grata pelo apoio e colaboração da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, que abraçou esse projeto e nos recebeu nessa Casa linda”, disse.

Vindo de Cabo Frio, o jornalista Walmor Freitas foi um dos primeiros visitantes da exposição. “Nossa região é muito rica em história e não tem como não se encantar. É fundamental que a gente conheça também as figuras que foram importantes na nossa região, como o Wilson Mendes. Quando se fala nessa personalidade política, as pessoas já remetem à Cabo Frio, então essa integração entre os municípios para trazer a história dessa figura aqui para São Pedro da Aldeia foi muito bacana. Parabéns à Junia pela iniciativa e a Secretaria de Cultura pelo apoio”, destacou.

A mostra também contou com a visita de grupos de estudantes da rede pública estadual, das turmas de primeiro ano do Ensino Médio dos colégios Doutor Feliciano Sodré e José Rascão. “Dentro da nossa disciplina ‘Projeto de Vida’, a gente tem como foco três eixos principais, o pessoal, o social e o profissional, e agora estamos trabalhando questões de cultura e formação da identidade local. Então, participar dessa exposição contribui muito para esse aprendizado e para que os alunos possam ter um contato mais próximo com o campo da pesquisa, através da história desse personagem local. Ter essa troca e essa interação na prática é muito importante”, destacou o professor de História, Leonardo Nunes, que acompanhou os alunos da turma 1005 do C. E. José Rascão.

A exposição “Wilson Tito Mendes” foi um dos projetos contemplados pelo edital de Circulação Cultural, da Prefeitura de Cabo Frio, na categoria “Obras Acadêmicas”. A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular