Niterói, até 1974, era a capital do Estado do Rio de Janeiro e tinha como referência a boa qualidade de vida. No entanto, com a ponte Rio – Niterói, a população cresceu, ficou esquecida e as demandas da década de 1980 de políticas públicas ficaram a desejar. Foi o período em que se iniciaram as AMA´s (Associações de Moradores e Amigos). Nos bairros as reivindicações somavam pedidos ao poder público (leia-se prefeitura). Pedidos como falta de água, iluminação e energia pública, asfalto, creche e transporte. O título de cidade sorriso que Niterói tinha foi perdido nesta época que juntou o desânimo da população que perdeu a autoestima de viver na cidade.
A partir do governo Rodrigo Neves, um novo pensar Niterói foi proposto à população com soluções que através de suas AMA´s, ou não, tiveram participação em construir uma nova cidade, com planos e metas a serem alcançadas. O projeto “Niterói Que Queremos” inovou com carteiras de projetos em diversas áreas.
Em suas metas estavam Educação: ampliar o número de escolas e creches, Saúde: melhorar o hospital Getulinho e melhorias nas demais áreas da saúde, Mobilidade: foi realizado o túnel Charitas-Cafubá que estava no papel a mais de 50 anos, Segurança: foi criado o CISP de Niterói com mais de 380 câmeras espalhadas pela cidade que é atendida de forma inteligente e não de policiamento de forma truculenta. Rodrigo Neves fez, e o atual prefeito Axel Grael mantem e desenvolve a cidade Inteligente de forma eficaz como só ele sabe fazer, sendo referência a nível nacional.
Agora é a vez de Axel Grael conduzir o leme como um bom timoneiro que é origem de sua família e está sendo feito o planejamento de Niterói 450 anos Cidade Inteligente ou Smart City, como queiram.
Niterói tem se destacado em importantes quesitos: inteligência, transparência, conectividade e governança. É o que diz o ranking Connected Smart Cities, que consagrou o município como o nono mais inteligente do Brasil e líder em transparência e governança. O fato é motivo de comemoração para o prefeito Axel Grael (PDT), que representou Niterói em uma premiação concedida pelo ranking, em São Paulo, setembro 2021.