A FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO/FALERJ, ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS/AFL e a ACADEMIA ARARUAMENSE DE LETRAS/AARALETRAS
Deu sequência a XV JORNADA SOCIOCULTURAL DA FALERJ, que foi realizada neste sábado 11 de junho, das 9 às 16 horas, na Casa da Amizade, na Rua Bernardo Vasconcelos, 549, Centro, Araruama / RJ – foi Anfitriã a ACADEMIA ARARUAMENSE DE LETRAS, que contou com a coordenação dos Acadêmicos Márcia Maria de Jesus Pessanha e Cid Magioli Presidente FALERJ 2021-22 e AFL Presidente AARALETRA.
O encontro teve a participação de diversas academias de artes ciência e letras e do IHGN Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e serviu como avaliação para os novos rumos a serem tomados pelas instituições que passaram por momentos difíceis durante estes dois últimos anos de pandemia (covid-19) e com perdas de algumas lideranças e académicos vitimas da doença “Mal do Século”, no século XIX o movimento literário passou por esta escola e renasce das cinzas no século XXI, não intensamente como forma poética, se antes falavam-se da tuberculose hoje se fala em covid-19.
As Academias coo-irmãs da AARALETRAS que prestigiaram o evento dos municípios de Araruama Cid Magioli, Camilo Mota, Regina Mota, Wilsom Dimani, Lourdes Belchior, José Helito, Wilton Nascimento, Ronald, Manoel Santa Maria, Joany Talon, Jomar Dias e Celio Pimentel. Niterói: Márcia Mariade Jesus Pessanha, Iguaba Grande: Presidente Katia Regina Souza e Celia, São Pedro da Aldeia: Dalva Rio Bonito: Ivan Navi Cabo Frio: Rosana Andreia.
Apresenta XV Jornada SocioCultural
A apresentação dos músicos Thiago Moura no violão e Celso Justo na flauta, foi o momento que marcou a confraternização das conferiras e confrades onde todos cataram a musica Eu Sei Que Vou Te Amar · Vinicius de Moraes.
O Sarau que a tempo não vemos devido a maldita pandemia, o dia serviu para que a poesia aflorasse novamente anos depois com maior intensidade. A poética do presidente da AARALETRAS Cid Magioli esta muito viva assim como surpreendeu a todos. Katia Regina e Celia mostraram o veio poético de temática de beleza, amor e encanto e Jomar nos remete a poesia construída em uma vida quotidiana rural e urbana que todos percebem com muita atenção e encanto literário. mostraram com suas poesias o veio poético de temática de beleza e encanto. Com poesia pontual o Camilo Mota poetizou a rede que tece todos poetas e faz acontecer os fatos e atos. Dois novos poetas foram revelados em Araruama Lu Saraiva e Celso Justo.
fotos Willian Brasil