Gastronomia de tradição com peixes da lagoa, doces feitos pela comunidade e artesanato e biojoias feitos a partir de materiais da pesca. No cenário tradicional da Praia da Baleia, a Festa do Peixe de São Pedro da Aldeia contou com o tema “Da Lagoa ao Prato” e foi sucesso de público no domingo (08/12). O evento promoveu atrações musicais e brincadeiras, com direito a brindes, que animaram a plateia. Ao todo, foram 15 barracas de comida salgada entre pratos prontos e petiscos, cinco de doces e cinco de artesanato.
A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, agradeceu as parcerias e o apoio do prefeito Fábio do Pastel para a realização de mais uma edição do evento de tradição na cidade. “É um momento muito feliz porque essa edição da Festa do Peixe é muito especial para a gente. O prefeito Fábio do Pastel deu o maior apoio para que esse evento fosse diferente daquilo que a gente já vinha praticando há alguns anos. Fizemos esse trabalho junto com a Associação de Pescadores e agradeço, também, aos parceiros, Prolagos, Marbela, a Fazenda da Praia dos Carneiros, inclusive a gente realiza essa festa na Praça Dr. Roberto Marinho. Eu sei que esse evento tem um grande potencial turístico que tem tudo para só crescer”, destacou a secretária.
O presidente da Associação de Pescadores da Praia da Baleia, Paulo Cesar Pinheiro, conhecido como Azeredo, falou sobre o sucesso do evento. “Foi além da expectativa. Nós tivemos um evento maravilhoso, muito importante para a comunidade, uma festa que tem aí quase 30 anos de tradição e já faz parte da cultura de São Pedro da Aldeia. A força da Prefeitura é muito importante para nós, gostaria de agradecer a todos da Secretaria de Turismo, que são incansáveis, e ao prefeito Fábio do Pastel que deu essa oportunidade de montarmos juntos essa festa. Sem a Prefeitura, a gente não consegue fazer uma festa desse tamanho. Como o tema “Da Lagoa ao Prato” diz, o pescador pesca e vende aqui na barraca. Além de ser outra fonte de renda, é a oportunidade de mostrar para a população a variedade do pescado da lagoa, que é maravilhoso”, apontou Azeredo.
Estreante na Festa do Peixe, o cantor Victor Stival levantou o público e comentou sobre a expectativa de tocar no evento. “Eu sou de Goiânia, mas moro aqui já tem três anos e ouço falar todos os anos da Festa do Peixe, então já sei da importância que tem na região. É uma honra participar e espero voltar mais vezes. O público abraçou, festa muito legal, com clima bem familiar”, comentou.
A banda Roda do Sol, composta por Suelen Jabbour (voz e triângulo), Caio Vargas (voz e cavaquinho), João Amorim (voz e zabumba) e Vinícius Brandão (sanfona), levou o forró para o palco e também colocou a plateia para dançar. “Expectativa maravilhosa, já tocamos no Carnaval na cidade e o público aldeense é sempre muito querido com a gente. Estão todos participando muito do evento, todo mundo na vibe”, comentou a vocalista Suellen Jabbour.
Os moradores Maria Tereza e Edgar elogiaram a festa. “Muito bem organizada, preço bem acessível, isso é importante para todo mundo poder participar. Estou gostando”, comentou Maria Tereza. Jessika Dutra Mendonça, da Barraca do Tio Reis e Ronaldinho, relatou o saldo positivo da festa. “O evento superou nossa expectativa de vendas, movimento do início ao fim. A Prefeitura está de parabéns pela organização, a equipe da Secretaria de Turismo, de Segurança, de Saúde e a Associação de Pescadores. Só elogios, tanto da parte dos barraqueiros, quanto do público”, comentou.
Natércia Libânio levou o marido e a mãe para aproveitarem a Festa do Peixe. “A festa está sensacional. Tem bastante diversidade de alimentos, a parte artística está maravilhosa também. A Prefeitura está de parabéns em todos os sentidos, a organização está muito bem distribuída, me senti em casa. Nós somos de Rondonópolis, no Mato Grosso, temos uma casa aqui na cidade e estamos conhecendo São Pedro da Aldeia aos pouquinhos. A cidade é linda, aconchegante, calma, tudo de bom. É a primeira vez, de muitas, aqui na Festa do Peixe e quero deixar meus parabéns ao prefeito Fábio Pastel”, contou.
A Festa do Peixe foi organizada pela Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Associação de Pescadores da Baleia, além de apoio da Concessionária Prolagos e a Marbela Distribuidora de Bebidas. O evento contou, ainda, com o apoio da Guarda Civil Municipal com a presença dos agentes e da Base Móvel de Segurança; da Secretaria de Saúde com equipe emergencial e do Corpo de Bombeiros.