Ação foi o primeiro encontro do ano do programa Afluentes, da Prolagos, que reúne representantes de comunidades da região
Onze líderes comunitários fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, que está em fase de conclusão das obras de ampliação e modernização. Este foi o primeiro encontro do ano do programa Afluentes, da Prolagos, que reúne representantes de comunidades das cidades em que a concessionária atua.
“Foi um prazer receber os líderes e compartilhar informações sobre nossos projetos e ações. Essa troca é fundamental para fortalecer a relação entre a Prolagos e as comunidades que atendemos, além de promover a conscientização sobre a importância do saneamento básico e da proteção ambiental”, pontuou a coordenadora do setor de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo.
Durante o encontro, os moradores tiveram uma conversa com representantes da Prolagos, que explicaram os investimentos para melhorias no esgotamento sanitário realizados ao longo dos quase 27 anos de atuação da empresa. Foram atualizados, também, sobre as ações que estão acontecendo para proteção do meio ambiente, como da Lagoa de Araruama.
“Foi maravilhosa (a reunião). Primeiro, para a gente conhecer como o esgoto é tratado, ver que existem projetos para melhorias e saber que eles trabalham em tempo integral. E foi rico tudo o que foi falado, tudo que foi aprendido. E agradeço a Prolagos por isso”, comentou a representante do bairro Aldeia Emaús, em Cabo Frio, Flavia Sampaio.
Depois das palestras, os líderes comunitários fizeram um passeio pelas instalações da ETE e puderam acompanhar os novos espaços construídos para ampliação e modernização da Estação. As obras estão em fase de conclusão. Eles tiveram a oportunidade, ainda, de conhecer o laboratório, onde são feitos os rigorosos testes de qualidade da água que retorna à natureza após o tratamento.
“Acho que, se todo mundo tivesse a oportunidade de vir aqui conhecer realmente como funciona a Prolagos, a gente ia ter outra mentalidade do que é a empresa. Eu fiquei feliz pelo que vi. Obtive muitos conhecimentos e vou levar para outras pessoas. Vou buscar trazer outras pessoas para cá para conhecer a empresa também”, disse o presidente da Associação dos Moradores do bairro São Cristóvão, também em Cabo Frio, Alexandre Moreira.
Concessionária investe em melhorias no esgotamento sanitário
A ampliação da ETE de São Pedro da Aldeia é uma das ações da Prolagos de melhorias no esgotamento sanitário. Atualmente, a empresa está investindo R$ 450 milhões em obras, sendo maior parte com este foco. Além de São Pedro, as duas estações de tratamento de Cabo Frio e a de Arraial do Cabo também serão ampliadas e modernizadas.
A concessionária está fazendo, ainda, a construção de mais 26 quilômetros de cinturão coletor ao redor da laguna, ampliando a barreira de proteção. A estrutura se soma aos 38 quilômetros de cinturão já existentes. A empresa também está adiantando investimentos emergencialmente em obras de ampliação do sistema nos bairros Camerum, São João e Morro dos Milagres, em São Pedro da Aldeia.
Com sete estações de tratamento e mais de cem estações de bombeamento de esgoto que compõem o sistema nos cinco municípios atendidos, a concessionária ajuda a evitar que mais de cem milhões de litros de esgoto in natura sejam jogados por dia no meio ambiente.
Sobre o Afluentes
Um dos 20 programas socioambientais previstos pela Prolagos para 2025, o Afluentes tem por objetivo promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Por meio do relacionamento com as lideranças comunitárias, a empresa se aproxima dos moradores, conhece suas necessidades, e ouve sugestões e opiniões sobre os serviços prestados. Além de fazer um balanço dos investimentos e ações desenvolvidas na cidade, as reuniões do Afluentes são uma oportunidade de esclarecer dúvidas, ouvir e oferecer uma resposta às solicitações da comunidade.