Com curadoria de Isabela Simões e Augusto Herkenhoff, o Livro dos Artistas Unidos reúne uma coletânea de obras e histórias de um coletivo de artistas com destaque em ateliês e galerias ao redor do mundo. A publicação homenageia o impacto da Geração 80, grupo nascido na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e que se destacou no movimento Diretas Já com a emblemática exposição Geração 80, um marco na ressignificação da pintura figurativa brasileira.
A ideia inicial era reunir artistas diretamente influenciados pela efervescência cultural do Parque Lage entre 1984 e 1990, período que consolidou expoentes das artes visuais em mostras memoráveis. Muitos dos artistas presentes no livro participaram das exposições Ba.zar Na.tal (2019 e 2020) realizadas na Galeria do Cassino Atlântico, reafirmando a força criativa da época.
Um dos nomes destacados na publicação é o de Jorge Cerqueira, nascido em Niterói (RJ) em 1949. Designer têxtil formado pelo SENAI CETIQT, Cerqueira aprofundou seus estudos em pintura e litografia no Parque Lage e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). Atualmente, ele mantém seu ateliê em Cabo Frio, de onde continua a projetar sua arte para o mundo.
O Livro dos Artistas Unidos é mais do que uma compilação de obras; é um testemunho vivo da força e diversidade da arte brasileira, conectando o passado ao presente e eternizando o legado da Geração 80.