sábado, maio 17, 2025
InícioCARNAVALMaricá inaugura a primeira universidade do mundo dedicada ao Carnaval

Maricá inaugura a primeira universidade do mundo dedicada ao Carnaval

- Advertisement -

UniCarnaval oferecerá mais de 60 cursos na área da economia criativa da festa popular e já estreia com pós-graduação em Gestão de Carnaval

A Prefeitura de Maricá inaugurou nesta sexta-feira (16/05) a Universidade Livre do Carnaval (Uni Carnaval), a primeira instituição de ensino do mundo dedicada exclusivamente à formação profissional na economia criativa do Carnaval. O evento aconteceu às margens da RJ-106, próximo à escola de samba União de Maricá, com a presença da primeira-dama Gabriela Lopes, autoridades locais e nomes consagrados da cultura carnavalesca.

Composta por uma reitoria de peso — incluindo o carnavalesco Milton Cunha, o fundador do Ilê Aiyê, Vovô do Ilê, e a rainha de bateria da Mangueira, Evelyn Bastos — a UniCarnaval surge como um divisor de águas para quem vive do samba e da cultura popular.

“Para o folião, a festa dura quatro dias. Mas, para quem trabalha com Carnaval, ela ocupa o ano inteiro. A universidade é um passo histórico para profissionalizar essa cadeia produtiva”, afirmou a primeira-dama Gabriela Lopes.

Milton Cunha, agora reitor da instituição, destacou o pioneirismo do projeto:

“Essa universidade é feita com os saberes do povo, da cultura afro-brasileira, dos batuques e da ancestralidade. É uma rede que vai reunir os maiores pesquisadores do Carnaval no Brasil e no mundo.”

Cursos começam em junho

A UniCarnaval dará início às atividades em junho, com aulas na sede da instituição no Centro de Maricá, na quadra da União de Maricá, na Casa Carnavalesca em São José do Imbassaí e também nos condomínios do Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu.

Entre os cursos já anunciados estão:

  • Capacitação para aderecistas (início: 23 de junho)

  • Pós-graduação em Gestão de Carnaval

  • Cursos livres sobre gestão e produção carnavalesca, cenografia, elaboração de enredos, fantasias, entre outros.

A universidade também contará com formação para mestres-salas e porta-bandeiras, além de cursos de ritmistas infantojuvenis com foco na criação da escola mirim da União de Maricá.

“A ideia é que o aluno possa começar com cursos livres e, futuramente, conquistar uma graduação na área do Carnaval”, explicou Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM.

Maricá será enredo no Carnaval de Salvador 2026

Durante o evento, o bloco afro Ilê Aiyê anunciou que terá Maricá como enredo no Carnaval de Salvador em 2026 — uma homenagem inédita ao município. “Queremos dar visibilidade às costureiras, ritmistas e profissionais que fazem o espetáculo acontecer nos bastidores”, disse Vovô do Ilê.

A reitora Evelyn Bastos emocionou o público ao relembrar sua infância no Morro da Mangueira:

“O samba me deu tudo. Salvou vidas e alimentou famílias. Ver uma universidade como essa nascer é um sonho coletivo que começa a ganhar o mundo.”

A UniCarnaval é uma realização da Secretaria de Cultura e das Utopias, em parceria com o ICTIM e a Codemar, com apoio das escolas de samba locais e diversas lideranças da cultura brasileira.

Mais informações sobre cursos e inscrições estão disponíveis no site:
🌐 www.unicarnavalmarica.org.br

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular