sábado, outubro 5, 2024
InícioBrasilNiterói Anuncia Criação do Primeiro Museu do Cinema Brasileiro

Niterói Anuncia Criação do Primeiro Museu do Cinema Brasileiro

A Prefeitura de Niterói deu um importante passo para a valorização do cinema nacional ao apresentar, nesta quinta-feira (03), o projeto de criação do Museu do Cinema Brasileiro. O espaço será instalado no Reserva Cultural, em São Domingos, marcando uma iniciativa pioneira no país, que dedicará um museu exclusivamente à história do cinema brasileiro. O projeto, que contará com um investimento de R$ 12 milhões, prevê o lançamento do edital para escolha da empresa responsável pela obra na próxima semana.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, em um evento que contou com a presença de autoridades como o secretário executivo André Diniz, a secretária das Culturas Júlia Pacheco, a presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Micaela Costa, e a subsecretária do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Katherine Azevedo.

Um Espaço Interativo e Inovador

Com uma proposta interativa e moderna, o Museu do Cinema Brasileiro será um espaço dedicado à celebração da diversidade e riqueza do cinema nacional. O museu ocupará dois andares, cada um com mil metros quadrados, e será marcado por uma curadoria que abordará a trajetória e a evolução da sétima arte no Brasil. Exposições permanentes e temporárias, instalações imersivas e a utilização de tecnologias de realidade virtual e sensorial farão parte da experiência oferecida aos visitantes.

Linha do Tempo e Homenagens

No primeiro pavimento, o público poderá percorrer uma linha do tempo que destaca os momentos mais emblemáticos do cinema brasileiro, desde seus primórdios até sua consolidação no cenário internacional. Equipamentos audiovisuais, réplicas de cinematógrafos e projeções de curtas-metragens e documentários proporcionarão uma experiência imersiva e educativa sobre o papel do cinema na cultura nacional.

O segundo andar abrigará um espaço educativo e cultural, com infraestrutura para eventos e exposições temporárias. Em uma das suas principais mostras, o museu homenageará duas figuras icônicas de Niterói: Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do Cinema Novo, e o humorista e ator Paulo Gustavo, que levou o cinema niteroiense para o grande público.

A Importância Cultural do Museu

Além de funcionar como um local de preservação da história audiovisual do Brasil, o Museu do Cinema Brasileiro será um polo de inclusão e diversidade cultural, oferecendo uma programação variada e interativa. Com o objetivo de atrair públicos de todas as idades, o espaço será um ponto de encontro para quem deseja aprender mais sobre a sétima arte e seu impacto no país.

A expectativa é que o Museu do Cinema Brasileiro se torne um dos grandes marcos culturais de Niterói, reforçando o compromisso da cidade com a preservação e valorização do patrimônio cultural do Brasil.

Fotos: Alex Ramos

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular