quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCLIMANiterói Lança Portal Digital para Monitoramento de Incêndios em Tempo Real

Niterói Lança Portal Digital para Monitoramento de Incêndios em Tempo Real

A partir desta semana, Niterói terá uma nova ferramenta digital para o acompanhamento de focos de incêndio em tempo real. O Portal Niterói Contra Queimadas, fruto de uma parceria entre o Sistema de Gestão da Geoinformação da Prefeitura (SIGeo) e a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia (SMDCG), permitirá o controle e a mitigação de danos causados por incêndios na cidade. O portal pode ser acessado pelo site [https://niteroicontraqueimadas.niteroi.rj.gov.br](https://niteroicontraqueimadas.niteroi.rj.gov.br) ou pelo SIGeo em [www.sigeo.niteroi.rj.gov.br](http://www.sigeo.niteroi.rj.gov.br).

Inserido no contexto em que a tecnologia revoluciona a gestão de riscos, o portal se destaca pelo uso de sistemas avançados para o mapeamento de áreas de risco e a identificação de locais suscetíveis a incêndios, como florestais ou urbanos. Através de dados meteorológicos, como altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes, será possível prever condições propícias para o surgimento de queimadas e acionar as equipes de forma mais rápida e precisa.

O município está adotando uma tecnologia inovadora que utiliza sensores de satélites da NASA. A detecção de radiação infravermelha permite o monitoramento contínuo da superfície terrestre, captando o calor liberado por incêndios em suas fases iniciais.

No portal, o usuário terá acesso a dois mapas interativos com dados sobre ocorrências de incêndios: um para a cidade de Niterói e outro para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O monitoramento em tempo real, com atualizações a cada 15 minutos, contribuirá para respostas rápidas e eficientes, auxiliando na prevenção e na mitigação dos danos.

Além disso, o portal oferece informações sobre legislação relacionada a queimadas, ações preventivas da Defesa Civil, e um painel interativo com indicadores e gráficos sobre os focos de incêndio registrados em Niterói. Futuramente, o sistema também contará com dados das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

Ações da Defesa Civil

A Defesa Civil de Niterói está à frente de diversas iniciativas para minimizar os impactos das mudanças climáticas, como a instalação de sensores de fumaça em áreas de risco. Locais como o Morro da Boa Vista, Morro do Morcego, Parque da Cidade e Morro do Bonfim foram os primeiros a receber esses sensores, que alertam automaticamente sobre possíveis focos de incêndio. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA).

Além disso, até o final de outubro, serão instaladas três estações meteorológicas focadas na qualidade do ar no Horto do Fonseca, na Praça Jardim São João e na Praça do Cafubá. Essas estações medirão concentrações de poluentes e monitorarão o fogo em áreas de vegetação, ajudando a compor um quadro detalhado das condições climáticas na cidade.

A rede de prevenção de incêndios em Niterói conta com o engajamento da população desde 2014, com o Programa Niterói Contra Queimadas. Cerca de 700 voluntários fazem parte do Núcleo de Voluntários da Defesa Civil Contra Queimadas (NUDEC), monitorando e prevenindo incêndios em áreas vulneráveis.

Rondas preventivas são realizadas regularmente para conscientizar a população sobre práticas que podem causar incêndios, contribuindo para a segurança ambiental e preservação das áreas verdes da cidade.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular