đź’™ Coluna Fala CĂ©lio Entre poesias, mĂşsicas e lutas polĂticas, Tete construiu sua histĂłria em Araruama. Hoje, enfermo, recebe o carinho da famĂlia e a corrente de orações dos amigos por sua recuperação.
Em uma recente e emocionante nota publicada em suas redes sociais, Darlan Cabral compartilhou palavras de afeto e esperança ao seu pai, Etereldes Cabral, mais conhecido carinhosamente como Tete.
Figura conhecida em Araruama, Tete construiu sua histĂłria de vida com muito trabalho, dedicação e coragem. Ao lado da esposa Marinalva, companheira de todas as horas, criou sua famĂlia com amor e sacrifĂcio, tendo a filha Luciana e os filhos Beto e Darlan como herança de vida e continuidade de sua caminhada.
Tete foi um caminheiro incansável, que trabalhou em empresas de transporte e fábricas da região, entre elas a tradicional Alcaf de Araruama. Viajou por diversas partes do Brasil — de norte a sul, de leste a oeste — sempre com o propósito de garantir o sustento de sua casa.
No final do sĂ©culo XX, sua trajetĂłria tambĂ©m se entrelaçou com a polĂtica. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi candidato a vereador e deixou registrada uma campanha marcante, com o criativo slogan: “U TererĂŞ, vote no Tete!”. A mobilização foi tanta que, ainda muito jovem, o filho Darlan mergulhou de vez no universo da polĂtica, carregando atĂ© hoje o compromisso de lutar por uma boa prática pĂşblica.
Mas Tete nĂŁo Ă© sĂł militante. É tambĂ©m poeta e compositor nato, dono de um caderno repleto de versos e canções. Muitas delas, ele entoava ao volante da van escolar que dirigia, enquanto transportava crianças como meus filhos, MaurĂcio e Raoni. Ambos guardam na memĂłria mĂşsicas como “O amor de Mimi”, “Galo Cantou” e “Firmino”.
Uma de suas composições, inclusive, chegou a ser interpretada pelo cantor e compositor Jorge Luperce, ainda que a lembrança do tĂtulo escape, restando apenas o refrĂŁo na memĂłria: “VocĂŞ Ă© jovem e atraente…”.
Hoje, Tete enfrenta uma enfermidade, mas continua cercado de amor, fĂ© e orações. Sua esposa Marinalva e seus filhos seguem firmes na corrente de esperança, junto com todos que reconhecem a grandeza desse homem simples, batalhador, artista e eterno militante polĂtico.
Daqui, nos unimos nesse cĂrculo de boas energias para que sua recuperação seja breve, com a graça de Deus.
A seguir, compartilhamos a postagem feita por Darlan em seu Instagram, testemunho de amor e reconhecimento ao pai guerreiro.
“Mas tudo passa, tudo passará,
E nada fica, nada ficará,
SĂł se encontra a felicidade,
Quando se entrega o coração…” Já dizia a canção de Nelson Ned. E aqui estamos, entregando nosso coração para cuidar do nosso pai. Tem sido dias difĂceis, de luta, resistĂŞncia, resiliĂŞncia, mas acima de tudo gratidĂŁo. Hoje o seu TetĂŞ ,como Ă© carinhosamente conhecido, apresenta um quadro de anemia, pneumonia e infecção urinária. Apesar da desorientação, ele tem a capacidade de reconhecer cada um que vai lá deixar um pouquinho de amor. E nĂłs sabemos que muitos gostariam de ir lá, mas nĂŁo Ă© fácil, e entendemos perfeitamente. GratidĂŁo pelos cuidados recebidos pelos profissionais da UPA, pelos familiares e amigos que se preocupam diariamente ao nos mandar mensagens de apoio e carinho, gratidĂŁo pelos nossos chefes @professoravaleria.rj @maiadriaana (meu e da minha irmĂŁ @lulucabrall ) por entenderem este momento delicado que estamos vivenciando e, acima de tudo, gratidĂŁo a Deus por nos dar a oportunidade de viver o momento difĂcil, que Ă© quando a gente tem que se despir de qualquer sentimento inferior e perceber que somente o amor ao prĂłximo Ă© capaz de nos manter aqui, vivos e de pĂ©. @dudusilvax , @alcimar_pescador , vocĂŞs estĂŁo sendo alicerces e minha mĂŁe tem mostrado que Ă© forte. “E quanto mais dor recebo,
Mais percebo que sou indestrutĂvel” Tudo vai ficar bem!




