O prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário Executivo e ex-prefeito, Rodrigo Neves, uniram-se em um ato simbólico nesta segunda-feira, 25 de março, para lançar um manifesto em defesa da recuperação dos empregos na Indústria Naval e no setor de Petróleo e Gás. O evento, liderado pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio, congregou representantes de sindicatos, centrais sindicais e diversos segmentos ligados à Economia do Mar.
Axel Grael enfatizou a transformação de Niterói, outrora berço da indústria naval, que testemunhou a perda de milhares de empregos. Contudo, graças ao apoio da Prefeitura, vislumbra-se a retomada econômica, impulsionada pela dragagem do Canal de São Lourenço. Esta medida, aumentando a profundidade de 6 para 11 metros, permitirá o acesso de navios de grande porte, estimulando assim não apenas a indústria naval, mas também a construção de embarcações e o segmento offshore.
“Estamos fazendo um esforço de formação. Temos um cluster naval que envolve toda uma cadeia produtiva de fornecedores e serviços. Precisamos fazer com que a cadeia produtiva seja retomada”, declarou Grael, destacando os esforços da Prefeitura ao longo da última década para fortalecer a indústria naval.
Assumindo a responsabilidade pela dragagem do Canal de São Lourenço, a Prefeitura lançou uma Parceria Público-Privada (PPP) com um investimento previsto de cerca de R$ 138 milhões. O objetivo é concluir a intervenção em até 15 meses, com o consórcio formado pelas empresas DTA Engenharia Ltda e SK Infraestrutura Ltda como vencedor da licitação.
Rodrigo Neves expressou a urgência de revitalizar o setor naval, ressaltando que não é aceitável que o país, dotado de uma Petrobras produtiva, esteja importando navios. “Estamos lutando juntos e vamos conseguir retomar esse segmento”, afirmou.
A obra de dragagem do Canal de São Lourenço, projetada para recuperar a profundidade e permitir a aproximação de embarcações maiores, é fundamental para a revitalização do setor naval em Niterói. A Prefeitura custeou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para garantir a execução das obras.
“Queremos encher os estaleiros de navios”, afirmou Verônica Lima, presidente da Frente Parlamentar de retomada da Indústria Naval Petróleo e Gás.
Além dos representantes da Prefeitura, participaram do evento parlamentares e membros da sociedade civil comprometidos com a recuperação econômica e a geração de empregos em Niterói.
Fotos: Luciana Carneiro