A Prefeitura de Niterói oficializou, nesta segunda-feira (23), um termo de compromisso com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para estabelecer as regras de utilização do Complexo de Atletismo Aída dos Santos. O acordo, assinado pelo prefeito Axel Grael e pelo reitor Antonio Claudio da Nóbrega, formaliza as diretrizes discutidas para o uso do espaço em projetos sociais de iniciação esportiva e na preparação de atletas da cidade.
Além disso, foi anunciado que a Pista Saúde, parte integrante do complexo, terá o horário de funcionamento ampliado, passando a atender a população das 6h às 22h.
O Complexo Esportivo Aída dos Santos, localizado no campus Gragoatá da UFF, foi completamente revitalizado pela Prefeitura e entregue em maio deste ano. Considerada uma das melhores pistas do país, já sediou o Grande Prêmio Brasil de Atletismo em 2023. Segundo o prefeito Axel Grael, novas competições estão previstas para ocorrer no local.
Investimento no esporte e no turismo
Durante o evento, o prefeito destacou o potencial do complexo para impulsionar o turismo esportivo em Niterói.
“Niterói tem hoje a mais moderna e bem preparada pista de atletismo do estado do Rio de Janeiro, com potencial para atrair grandes competições. Apostamos no turismo de eventos, e o Complexo de Atletismo Aída dos Santos é uma oportunidade para o crescimento desse setor”, afirmou Axel Grael.
Ele também ressaltou a importância da parceria com a UFF.
“Esse termo de compromisso é fruto de várias colaborações exitosas com a universidade. Estabelecer diretrizes claras, como o uso adequado da pista emborrachada, é essencial para preservar o espaço e garantir seu bom uso.”
Sustentabilidade e legado esportivo
O reitor Antonio Claudio da Nóbrega destacou a importância das regras para preservar a qualidade do complexo, credenciado para competições internacionais.
“O uso do espaço precisa ser responsável para garantir sua longevidade. Com a possibilidade de uma candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos, vislumbramos um legado que vai além do evento, como a formação de atletas, árbitros e treinadores em Niterói.”
Estrutura do complexo
Revitalizado com um investimento de R$ 14 milhões realizado pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), o Complexo Aída dos Santos conta com:
- Pistas de 100 metros (retas) e ovais (460 metros na raia externa);
- Áreas para salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto em distância;
- Placar eletrônico, campo de futebol com grama natural, iluminação noturna, vestiários e salas administrativas.
A nova infraestrutura coloca Niterói em destaque no cenário esportivo nacional e internacional.
Foto: Bruno Eduardo Alves