Neste sábado (27.07), cerca de 7 mil pessoas se reuniram no Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói, para a convenção do PDT, que oficializou a candidatura de Rodrigo Neves a Prefeito e Isabel Swan como Vice-Prefeita pela Coligação “Por Amor a Niterói”. A ocasião contou com a presença de lideranças dos 14 partidos que integram a coligação.
Rodrigo Neves, figura de destaque no cenário político estadual e nacional, atraiu políticos de diversas correntes, incluindo representantes da Federação Brasil Esperança (PT – PV – PC do B), MDB, Cidadania, PSDB, União Brasil, Republicanos, Rede, PSB, entre outros. Entre os presentes, destacaram-se o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi; o ex-ministro das Comunicações, Miro Teixeira; a presidente estadual do PDT, deputada Martha Rocha; o deputado federal e ex-presidente do Flamengo, Bandeira de Melo (PSB); a deputada federal Jandira Feghali (PC do B); o deputado federal Marcos Tavares (PDT); e os deputados estaduais Vitor Júnior (PDT), Comte Bittencourt e Verônica Lima (PT).
Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, elogiou a lealdade e o compromisso do atual prefeito Axel Grael, destacando Niterói como um exemplo para o país. “Com competência, experiência e amor pelo povo, a nova eleição de Rodrigo Neves para prefeito representa, cada vez mais, os avanços de Niterói. O padrão PDT de governar seguirá fortalecido e reconhecido no Rio de Janeiro e pelo Brasil”, afirmou Lupi.
Dois ministros do governo federal enviaram vídeos de apoio a Rodrigo Neves. Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, ressaltou a continuidade e ampliação de investimentos federais com a parceria de Rodrigo. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana dos Santos, também manifestou interesse em firmar parcerias, sublinhando a importância histórica de Niterói para os movimentos populares.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, lamentou a ausência na convenção devido a compromissos na Olimpíada de Paris, mas enviou um vídeo declarando apoio a Rodrigo e Isabel Swan. “Niterói tem um caminho, tem um projeto e a cidade pode melhorar ainda mais. Niterói não merece correr qualquer risco, por isso, com muita certeza e convicção, vou caminhar ao lado de Rodrigo Neves nessa eleição”, afirmou Freixo.
A candidata a vice-prefeita, Isabel Swan (PV), também enviou um vídeo direto de Paris, onde está competindo nas Olimpíadas, manifestando seu compromisso com Niterói.
Aclamado como candidato pelos convencionais presentes, Rodrigo Neves delineou suas prioridades para o início do mandato: “Vamos começar 2025 com a mão na caneta e o pé no acelerador. Nós vamos começar reforçando ações da transição da economia de Niterói, dos royalties do petróleo para a economia do conhecimento, para a economia criativa, para a economia do turismo, dos serviços, atraindo investimentos e gerando empregos, sobretudo para a juventude. Vamos reduzir o preço da tarifa do transporte público da cidade. E vamos resolver e acolher a população em situação de rua, com amor, com políticas integradas, além de concluir as obras e a revitalização do Centro”, afirmou.
Ao final da convenção, animado pelos militantes, Rodrigo ensaiou alguns passos de dança ao som do refrão “O Rodrigo voltou, Rodrigo Neves dá um baile, em Niterói ele dá baile”. Em seu discurso de encerramento, convocou a população a defender a cidade de aventureiros e extremistas: “Essa eleição não é sobre Rodrigo, não é sobre o Axel, nem sobre nossos adversários. Essa eleição é sobre aquilo que nos une: a defesa da democracia, o amor e o projeto de uma Niterói cada vez melhor. Nós vamos seguir protegendo Niterói das milícias, dos aventureiros, dos extremistas, do discurso do ódio e da intolerância. Nós juntos vamos transformar Niterói na melhor cidade para viver e ser feliz do Brasil”, concluiu Rodrigo Neves.