Candidatos aprovados na primeira fase do edital nº 11/2022, para formação da Orquestra Sons da Aldeia, devem comparecer à Casa da Cultura
Os músicos aprovados na primeira fase do Edital de Chamamento Público nº 11/2022, destinado à formação da Orquestra Sons da Aldeia, devem ficar atentos à data de realização da prova prática presencial. O teste de execução instrumental integra a segunda etapa da seleção e está marcado para esta segunda-feira (29/08), às 9h30, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no centro de São Pedro da Aldeia. A listagem dos candidatos classificados, após a fase de recursos, pode ser conferida na página da Secretaria de Cultura, no site da prefeitura, em https://pmspa.rj.gov.br/secretarias-pmspa/secretaria-de-cultura/.
De caráter eliminatório e classificatório, a segunda etapa do Chamamento Público tem como objetivo avaliar o nível de interpretação, musicalidade, conhecimento e domínio das técnicas específicas do instrumento com o qual o candidato concorre à vaga (trompete, trombone, sax alto, sax tenor, flauta transversal, clarinete, violino ou cello).
Os músicos serão submetidos a uma prova de leitura à primeira vista de excertos orquestrais ou de estudo do método (60 pontos) e também terão de apresentar uma música de livre escolha (40 pontos). Vale lembrar que, conforme previsto no Edital, para a participação nas provas, os candidatos deverão comparecer à Casa da Cultura com antecedência mínima de uma hora do horário de início, munidos de seus instrumentos musicais e de um documento oficial com foto.
As performances serão analisadas por uma banca avaliadora e pontuadas com base em critérios como expressão musical, afinação, técnica instrumental e precisão rítmica. Os candidatos que obtiverem uma média menor do que 50 pontos serão considerados inabilitados e, automaticamente, eliminados do processo seletivo. O resultado preliminar da segunda etapa será divulgado no dia 30 de agosto.
O Chamamento Público de músicos instrumentistas é o primeiro edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura voltado à formação de um projeto de orquestra e ministração de aulas práticas instrumentais para jovens e adultos. A proposta é formar polos de atuação em diferentes bairros do município, levando apresentações, aprendizagem musical, arte e entretenimento de forma gratuita para a população.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167 ou via WhatsApp pelo número (22) 98873-4737.