A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e a Central Logística receberam o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Større, para um passeio panorâmico a bordo do bonde de Santa Teresa, um dos transportes mais icônicos da cidade do Rio, operado pelo Governo do Estado. O tradicional bonde foi escolhido por Større, que está na cidade para participar do G20, para uma imersão na cultura e na história do Rio de Janeiro.
A comitiva norueguesa foi recepcionada pelo secretário Washington Reis, pelo subsecretário de Logística de Cargas e Obras da Setram, Caio Duarte, e pelo presidente da Central Logística, Fabrício Abílio. O grupo embarcou na Estação Carioca e seguiu até o Largo dos Guimarães, apreciando as paisagens e conhecendo mais sobre o centenário transporte, que, em julho, bateu o maior recorde de passageiros transportados dos últimos cinco anos, com cerca de 67 mil embarques.
– Esse intercâmbio é sempre importante porque podemos mostrar um pouco da nossa cultura, hábitos e paisagens sem igual, sem falar na oportunidade de ter uma rica troca de experiências com grandes potências do mundo, como é a Noruega. E poder apresentar ao primeiro-ministro essa joia da mobilidade urbana do Rio de Janeiro, que passa por uma grande revitalização e tem registrado um recorde atrás do outro, é uma enorme satisfação – destacou o secretário Washington Reis.
Sustentabilidade dos bondes é destaque no G20
Os bondes também foram destaque durante a apresentação da Setram na Casa G20, na última quinta-feira (14), quando técnicos da secretaria e das instituições vinculadas discutiram com especialistas do setor os avanços e os desafios da mobilidade urbana sustentável. O sistema conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o selo Empresa Carbono Neutro, a partir da redução de 43% nas emissões totais de gases do efeito estufa em comparação a 2022, mesmo com um aumento de 21% no número de passageiros.
A certificação, obtida através do Programa O’green de Descarbonização, é resultado das inúmeras ações implementadas pela Central Logística, como a adoção de alternativas mais sustentáveis que diminuam a emissão de gases poluentes, a otimização dos equipamentos, a capacitação e conscientização dos colaboradores e o monitoramento das emissões e do impacto das medidas adotadas, iniciativas alinhadas com as diretrizes do G20 de implementação de políticas públicas de redução do impacto ambiental.
As obras de recuperação do ramal Paula Mattos estão em fase final e serão entregues em breve. Após esta primeira fase, os trabalhos se intensificarão no ramal Silvestre, promovendo a integração com outro importante ponto turístico do Rio: o Cristo Redentor. As intervenções fazem parte da completa revitalização do sistema, que vão retomar o trajeto original dos bondes, reivindicação dos moradores do bairro há mais de 10 anos.