A revitalização prevista para o centro de Niterói, conforme anunciada ontem pelo prefeito Axel Grael, tem o objetivo fundamental, a recuperação do centro da cidade de Niterói, que iniciou no governo Rodrigo Neves em 2013 e vem sendo implementada por Axel Grael.
Em 2023 Niterói irá fazer 450 anos e nesta data os niteroienses receberão o melhor presente que é ter a revitalização do centro da cidade que sempre foi referência para os niteroienses bem como os que nele trabalham, estudam ou até mesmo passam de passagem para o centro do Rio ou outros lugares. O centro de Niterói sempre foi, e será, a referência do ir e vir de milhares de pessoas diariamente, e nada melhor do que tratar bem do centro da cidade, como fosse a sala de sua casa.
Relembrar os áureos tempos de Niterói é viver um passado não tão distante.
A minha primeira moradia em Niterói foi na Avenida Amaral Peixoto, no Edifício Eduardo Filho, 450. Estudava no CEN, tomava café na Leiteria Brasil, na Rua da Conceição (café com leite e torrada Petrópolis, as vezes almoçava também), mas era no Monteiro que às vezes fazia minhas refeições. Quando recebia o pagamento, saia dali passava pela galeria Gold Star que interliga a Rua da Conceição à Av Amaral Peixoto e chegava em casa.
Trabalhava na Fluminauto, na Rua Barão do Amazonas. Mas era no final do trabalho que ia para o bar e restaurante Natal, na Avenida Visconde do Rio Branco, encontrar amigas e amigos. Ali era o principal point da época que marcou saudade de uma geração que estudava na UFF, ou não, mas que se encontrava para resolver todos os problemas de Niterói, Brasil e do Mundo, após várias cervejas servidas pelos garçons, e ai eu lembro do Candinho! Após várias conversas e debates íamos todos para casa dormir e iniciar um outro dia. Aos sábados frequentava o mercado de peixe São Pedro, também na Av. Visconde do Rio Branco, passava na Mesbla para comprar o presente no final do ano. Assim era o centro de Niterói. Era o melhor lugar para se morar! Ali estava pertinho de tudo, até de pegar o ônibus para ir para a Região dos Lagos.
O centro Niterói foi o melhor lugar para se viver durante as décadas 1970, 1980 e 1990. A retomada iniciada ontem pelo prefeito Axel Grael me dá ânimo para voltar a morar no centro de Niterói.Quem sabe eu, que vivi estas décadas em Niterói, volte para a cidade que se recicla com qualidade de vida!
Por: Celio Pimentel