quinta-feira, fevereiro 27, 2025
InícioCidadesCabo FrioDesmatamento e ocupações irregulares são alvos de ações da Prefeitura de Cabo...

Desmatamento e ocupações irregulares são alvos de ações da Prefeitura de Cabo Frio

Operações ocorreram no Parque do Mico-Leão-Dourado, APA Federal da Bacia do Rio São João e Bosque do Peró

As fiscalizações para combater ocupações irregulares e desmatamento em áreas protegidas em Cabo Frio têm sido constantes. Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, em parceria com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública – por meio da Guarda Marítima e Ambiental e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) –, realizou vistorias para garantir a preservação ambiental e o cumprimento da legislação.

No Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, as equipes identificaram um pequeno desmatamento e a instalação irregular de cercas e portões para delimitação de lotes. Os materiais foram removidos imediatamente, e um foco de incêndio na área foi apagado. O responsável não foi localizado, mas as rondas serão intensificadas para evitar novas infrações. O parque é uma unidade de proteção integral, onde ocupações e desmatamentos são proibidos.

Ainda em Tamoios, na APA Federal da Bacia do Rio São João, a fiscalização atendeu a uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF), que cobra vistorias frequentes na região devido a invasões anteriores. Durante a ação, dois locais foram autuados: uma loja de material de construção, que já havia sido notificada e continuava funcionando irregularmente, e um muro reconstruído ilegalmente após ter sido demolido em 2022. O MPF foi informado e solicitou providências imediatas.

No Bosque do Peró, a equipe apurou denúncias sobre uma obra irregular que causou desmatamento e movimentação de terra, representando risco de desmoronamento em caso de chuvas fortes. Os responsáveis foram notificados e orientados a apresentar a documentação necessária. Como não havia ninguém no local, a notificação foi entregue à administração do condomínio, que deve garantir a paralisação imediata das atividades até a regularização.

A população pode colaborar denunciando irregularidades ambientais à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou presencialmente na Rua José Bonifácio, 28 (2º andar), Centro.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular