sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioSem categoriaPrédio da Prefeitura de Niterói tem iluminação especial em referência ao Outubro...

Prédio da Prefeitura de Niterói tem iluminação especial em referência ao Outubro Rosa

O prédio da Prefeitura de Niterói, na Rua Visconde de Sepetiba, no Centro, está com uma iluminação especial cor de rosa. A iniciativa é mais uma ação da campanha Outubro Rosa, para a conscientização sobre o controle do câncer de mama.  Assim como o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino, o prédio da Prefeitura terá a iluminação especial rosa até o final do mês.

O secretário municipal de Administração, Luiz Vieira, destacou que toda ação de conscientização é válida.

“Em setembro, tivemos a iluminação amarela para chamar a atenção para a prevenção ao suicídio e para a valorização da vida. Agora estamos com a iluminação rosa para fazer esse alerta sobre o câncer de mama. Em novembro, vamos iluminar o prédio da Prefeitura de azul em referência ao mês mundial de combate ao câncer de próstata. Participamos de todas essas campanhas porque acreditamos que conscientizar as pessoas é fundamental”, afirmou o secretário Luiz Vieira.

A Prefeitura de Niterói abraçou a causa do Outubro Rosa e vem promovendo diversas iniciativas desde o início do mês. O lançamento oficial da campanha foi a iluminação rosa do Museu de Arte Contemporânea (MAC). Outras ações estão acontecendo ao longo de outubro. A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói estão cumprindo uma extensa programação com diversas atividades como palestras e rodas de conversas, nas unidades de Saúde e em locais públicos da cidade.

Um dos destaques da programação acontece neste sábado (22), quando a Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço e o Hospital Municipal Carlos Tortelly farão um mutirão de mamografias gratuitas.

Sobre o câncer de mama – Especialistas reiteram a importância dos exames de rastreio e alertam para os riscos dos diagnósticos tardios. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões do Brasil. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando tumor com potencial de invadir outros órgãos. Segundo dados do Inca, a incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.

Sobre a mamografia – É um exame simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. A mamografia serve para complementar o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais popular