A Região dos Lagos com 8 municípios que são; Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Rio das Ostras, juntos, totalizam mais de 819 mil habitantes segundo o IBGE 2020.
Há de se pensar sua administração e as políticas públicas para esta região sabendo que os maiores recursos são provenientes dos Royalties ou realeza nobreza do Petróleo, muitas administrações da Região dos Lagos no auge dos Royalties não souberam administrar os recursos ou seja não elaboram projetos de sustentabilidade para os recursos vindos e gastos de forma desordenada e a população paga com a falta de transportes, hospitais referencias e projetos educacionais que tivessem maior eficácia, com utilização da mão de obras capacitadas nas escolas técnicas que o presidente Lula inaugurou na Região como o IFF de Cabo Frio e outro em Arraial do Cabo. O procedimento que os prefeitos da época receberam não teve o devido planejamento pelos governantes locais políticas para as políticas públicas de emprego e renda e atender as demandas reprimidas da mão de obra qualificada, os qualificados pagam a duras penas.
O PT de Maricá soube aproveitar a receita do Royalties para produzir riquezas e melhorias para a população, e neste sentido a quatro mandatos dois do ex-prefeito Washington Quaqua e 2do Fabiano Horta, tem feito a diferença.Com políticas públicas como na mobilidade ônibus tarifa zero, bicicletas para os moradores, Moeda social Mumbuca, Saúde Hospital Municipal Dr Ernesto Che Guevara que em maio completou três anos atendendo a população, o secretário de Governo, João Maurício de Freitas, destacou a qualidade dos atendimentos oferecidos pelo hospital e sua consolidação como referência em saúde na cidade de Maricá e região. Outros serviços prestados a população tem sido o diferencial do modo petista de governar, que os petistas querem referendar nos municípios da região.
O modo petista de governar já se fez presente na cidade vizinha de Silva Jardim 2012 onde o ex-prefeito Marcelo Zelão fez uma administração modelo e com o modo petista de governar. Zelão fez a moeda social Capivari que aqueceu o comercio local e atendeu a população com dignidade, colocou a tarifa de ônibus com o menor valor da região implementou diversas políticas sociais, na cultura criou o teatro municipal Zezé Macedo.
O PT irá fazer alianças programáticas onde não houver candidato próprio mas não irá fazer acordos com qualquer partido que só deseja o acordo pensando na política federal. Fazer seminários para a formação de sua militância que não é mais a mesma de 10 anos atrás, onde o operariado tinha outra referência como meio de produção através das empresas que haviam na região, os meios de produção mudaram,diferentes dos atuais com novas formas empregatícias e novos conceitos de trabalho.
O encontrão do sábado serviu para dizer que o PT da Região dos Lagos está mais vivo do que nunca e que quer fazer a diferença nas administrações públicas das cidades da região concorrerão a nível majoritário e proporcional, nas eleições do ano que vem.